A assessoria do candidato a prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB), divulgou que a juíza Maria Verônica Correia, da 2ª zona eleitoral da capital, recebeu dos advogados da coligação Pra Maceió Voltar a Crescer, de Almeida, ação de investigação judicial eleitoral pelo uso da máquina pública e o pedido de cassação das candidaturas do candidato Rui Palmeira e do vice, Marcelo Palmeira.
Segundo a assessoria, os advogados investigaram e detectaram diversas irregularidades cometidas pelos candidatos da chapa tucana, entre elas gastos com publicidade ocorridos dentro dos seis meses que antecedem ao pleito, com valores superiores à média dos primeiros semestres dos três anos anteriores ao da eleição.
Os advogados teriam constatado ainda que Rui vem fazendo publicidade dos atos institucionais da prefeitura e veiculando normalmente em suas páginas privadas de relacionamentos (Facebook e Instagran). Eles apresentaram provas das publicações, que estão acontecendo também na página oficial da prefeitura de Maceió, em larga escala.
Ainda de acordo com a assessoria, tais condutas são previstas num capítulo da legislação que prevê, objetivamente, a sanção da cassação de registro de candidatura dos candidatos infratores, e a decretação de inelegibilidade, o que pode banir os Palmeiras (Rui e Marcelo) por 08 anos da vida política.
“São notícias de entregas de obras públicas, de reformas de prédios públicos, de entregas de casas populares financiadas pelo Governo Federal, de asfaltamentos e pavimentações de ruas, de ações sociais da prefeitura. Tudo o que antes (nos seis primeiros meses deste ano) estavam sendo objeto de maciça e extravagante propaganda nas rádios e geradoras de TV de cunho local, agora estão sendo repercutidos pelas redes sociais”", diz um dos trechos da denúncia.