Pessoa reforça que polarização é falsa e diz que candidatos querem antecipar disputa para governo

22/09/2016 13:56 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

O candidato a prefeito Gustavo Pessoa (PSOL) voltou a afirmar que é falsa a polarização apresentada ao eleitor na disputa para a prefeitura de Maceió. Para ele, as últimas pesquisas de intenção de votos mostram uma reconfiguração do cenário. “O processo eleitoral agora é mais curto do que há alguns anos, em outras eleições... Algumas coisas podem se alterar. Temos mais 15 dias de campanha e os grandes marqueteiros políticos costumam afirmar que agora a onça bebe água, agora as coisas se decidem”, destacou.

A pergunta a respeito da falsa polarização – para a qual o candidato chamou a atenção há alguns meses, em entrevista ao próprio CadaMinuto -, foi feita pelo Blog dentro da sabatina que será exibida na íntegra nesta quinta-feira, 22, a partir das 18h.

“Continuo mantendo aquela opinião. Acho que foi construída na nossa cabeça essa ideia de que havia uma polarização, por se tratar de candidatos que estão ligados a aparatos muito poderosos. Um ao aparato da prefeitura e outro ao aparato do Governo do Estado... Aliás, estão trocando bala, no sentido imaginário, diariamente no guia eleitoral”, afirmou, se referindo a Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB).

Pessoa destacou que a estrutura da campanha favorece muito a quem domina as máquinas, devido ao modelo de financiamento, o tempo, e lembrou que os dois primeiros colocados nas pesquisas estão “querendo antecipar uma disputa para o Governo do Estado, já neste momento”.

“Como cidadão que se propõe a disputar o pleito, posso acreditar que o eleitor não vai se mover, necessariamente, pelo script que está montado aqui em cima. O eleitor vai ler o processo de uma maneira diferente... Acho que as pesquisas não conseguem captar exatamente o que está acontecendo na parte de baixo da tabela, porque eventualmente você tem candidatos que são desconhecidos do eleitorado, como é o meu caso, mas que tem um eleitor muito mais concentrado em uma faixa etária e em uma área da cidade”, analisou o candidato.

Ele disse acreditar que, na última semana, essas pesquisas irão captar o crescimento de sua candidatura, já constatado no dia-a-dia.

“Agora, na parte de cima da tabela, acho que está havendo uma mudança de configuração e isso reforça a entrevista que dei há alguns meses, onde questionava essa polarização. Não está dado isso nesse momento. Embora o tempo de TV, os recursos econômicos, de certa maneira conspiram para que essa polarização seja real. Mas, o eleitor está se movendo... Está muito indignado com o tamanho que o processo ganhou, o caráter, a forma, as acusações de lado a lado, a ausência de propostas, a falseabilidade do que é novo, quando você representa o que é de mais atrasado, o não querer se responsabilizar pelas mazelas da cidade, mesmo já tendo governado a cidade ou estando ligado a grupos que já governaram”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..