A desorganização e ausência do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) candidato a prefeito de Arapiraca do grupo situacionista e a não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar seu plano de governo foram à tônica do debate organizado pelo Comitê Acadêmico de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – (Ufal).  O evento político nesta reta final da campanha eleitoral foi realizado na noite desta terça-feira (20) e contou com as presenças dos candidatos Rogério Teófilo (PSDB) Tarcizo Freire (PP) e Lindomar Ferreira (Psol).
 
A não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar em um espaço de oito minutos o seu plano de governo para administrar Arapiraca gerou protestos e irritação da plateia e o candidato Tarcizo Freire decidiu iniciar a apresentação do seu plano de governo  em razão do reduzido espaço de tempo,  nenhum dos três candidatos majoritários consegui concluir a apresentação das suas propostas e plano de governo.
Saudação aos presentes
 
O professor Renato Miranda fez a saudação aos presentes representando os docentes do curso de Iniciação Pública e abordou os temas políticos que são objetos de pesquisas e propostas pedagógicas dos estudantes universitários do curso de administração pública. Segundo o mediador, o objetivo do evento com os candidatos majoritários é discutir Arapiraca e suas políticas públicas em um dialogo aberto com a população.
 
Na sua apresentação  e explanação  do plano de governo, Tarcizo Freire, falou da sua origem humilde, sua iniciação na vida militar e o preconceito enfrentado diante das elites dominantes da politica arapiraquense. Afirmou que é um soldado a serviço da população arapiraquense e que vai cumprir uma escala de serviço de imposta pelo povo de Arapiraca a partir de janeiro de 2017.
 
Afirmou que uma das suas metas a frente da Prefeitura de Arapiraca é a implantação do Portal da Transparência incluindo o Diário Oficial do Município que respeite as leis e todos os atos do executivo sejam conhecidos da população. Freire finalizou seu pronunciamento falando da sua atuação como vereador por Arapiraca no período de 18 anos  legislando as boas causas  em beneficio da população  de Arapiraca. 
 
Em razão de um compromisso de campanha na Vila São José, Tarcizo Freire teve que se ausentar do encontro antes do termino, na Universidade Federal de Alagoas – Ufal.
Para justificar sua ausência no evento, o candidato situacionista Ricardo Nezinho, encaminhou comunicado ao organizador do evento, firmando que por motivos de força maior não poderia comparecer ao encontro para expor suas propostas de governo.