Muitos sabem que sou nascido e criado em Mata Grande. Cidade tradicional, local para onde sempre volto quando preciso pensar e repensar com tranquilidade sobre vitórias, derrotas, novos projetos e para lembrar sempre a minha origem sertaneja com todos os defeitos e virtudes que isso possa significar.

É também quando voltamos pra casa que a gente percebe o quanto polícia, justiça e ministério público são ausentes no dia a dia da região. Por lá quase tudo é permitido, quase nada é proibido. Som alto a qualquer hora do dia ou da noite, comerciantes jogam lixo no meio da rua e fica por isso mesmo, motos e carros mandam nas ruas e nas calçadas, enfim, um completo desrespeito ao direito do outro.

Assim funcionaram e funcionam omissos os órgãos e poderes, inclusive o executivo e o legislativo. E quando chega a disputa pelas vagas de vereadores e de prefeito o clima pega fogo. Aflora ainda mais a falta de respeito pelo direito do outro e sobre o significado do exercício de cidadania. Historicamente muitos confrontos políticos estão registrados nas disputas eleitorais em Mata Grande, inclusive com intrigas familiares, agressões e mortes.

O danado é que todos se conhecem e quando um não é parente direto do outro, tem algum parente em comum. Talvez essa mistura do mesmo sangue somada à falta e omissão das autoridades explique um pouco o motivo de tanta intolerância que gera violência.

Talvez isso explique por que Plínio Barbosa, ao ser vaiado por simpatizantes de um grupo político durante uma atividade de campanha, tenha respondido jogando o carro que guiava sobre as pessoas. Houve feridos. Em seguida foi retirado do veículo e agredido pela turba, estando agora correndo risco de vida.

São vários os relatos de outras agressões de um lado contra o outro e vice versa. O risco de violência já vinha dando sinais de crescimento e agora ainda mais. Todos estão errados. Um mais, outro menos, mas não importa. Caso o juiz, a polícia e o promotor não ajam, o risco de confronto é crescente. Mortes podem efetivamente ocorrer.

Quanto aos candidatos que disputam o pleito, Luiz Pedro e Erivaldo Mandú são duas pessoas absolutamente tranquilas e sem histórico de violência.

Leia reportagem sobre o incidente em Mata Grande no endereço http://www.cadaminuto.com.br/noticia/292241/2016/09/07/video-identificadas-as-seis-vitimas-atropeladas-por-cabo-eleitoral-em-comicio

 

Leia também alguns posicionamentos equilibrados e reveladores colocados nas redes sociais sobre os acontecimentos:

Everaldo Gomes

Ha dias fiz um comentário com relação ao que poderia acontecer no período eleitoral. Já aconteceu e hoje vimos a baderna, ferimentos e inclusive gente em coma. Falta de respeito, de POLICIAMENTO E DA JUSTIÇA. O que eu faria: Proibir todo tipo de caminhada, comícios e carreatas. Que os candidatos fossem em busca do voto levando suas propostas às comunidades ou então pedir Forças Federais e com urgência..

Paula Cavalcante Gomes

O pior de tudo é acontecer uma coisa tão triste e a gente ver pessoas querendo tirar proveito da situação! Tenho lido cada barbaridade! Partido nenhum manda eleitores ficarem se provocando na rua. Mandú é homem de bem, pacato, não teve culpa do murro que Wilker levou, como também Luiz Pedro não tem do que Plínio fez. As pessoas deveriam se poupar da falta de caráter de querer usar da miséria alheia! Vamos parar gente! Os dois lados! Ganhe o que ganhar, a vida continua! Não podemos retroceder e voltar aos velhos tempos da política violenta, à ferro e fogo! Os políticos estão em paz entre si e povo fica se provocando! Nós somos uma sociedade, praticamente todos uma família! Vamos recomeçar essa campanha de forma diferente, nos respeitando mais, respeitando o espaço do outro! Se a festa é de um, outro deixa lá quieta e vice versa!

Felipe Melo

Domingo vilker foi agredido por socos de um adversário político hoje Plínio passa em frente a carreata dos adversários e é insultado até provocar um incidente lamentável Onde feriu pessoas de nosso convívio fico muito triste pelas vítimas assim como Plínio que tá em coma por te sido espancado por alguns cidadãos que fazem uma política suja e perseguidora ameaçando as pessoas e prometendo até fazer o pior... meus amigos todos temos direito a escolher nossos representantes vamos agir com propostas e respeitar uns aos outros tenhamos amor e paciência pra que tudo dê certo Deus abençoe a todos...