Inelegível, ex-prefeito lança esposa candidata à Prefeitura

08/08/2016 09:27 - Kleverson Levy
Por redação
Image

O ex-prefeito Lagoa da Canoa, Lauro Fonseca (PP), resolveu de última hora indicar a esposa como candidata à Prefeitura da cidade.

Tainá Veiga (PP) teve o nome homologado ao Executivo local na última sexta-feira, 05, prazo final para convenções municipais de 2016. Como vice-prefeito na chapa majoritária pepista, o advogado Paulo Aguiar (DEM) foi o escolhido do grupo. 

Minutos antes da convenção, o nome de Fonseca foi ventilado como provável candidato da oposição na disputa pela sucessão municipal, todavia, de última hora, o ex-prefeito surpreendeu até mesmo pessoas ligadas ao grupo político por colocar o nome da esposa. 

A questão é que Lauro Fonseca enfrenta problemas na Justiça Federal numa Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa .

A ação de número 0000969-77.2009.4.05.8001, onde o ex-prefeito foi julgado, condenado e teve seus direitos políticos suspensos por três anos, posteriormente, entre 2015 e 2018, o impediu de sair candidato a prefeito do município. 

Fonseca é acusado de crimes contra os cofres públicos.

Em junho deste ano, a 12ª Vara Federal de Arapiraca emitiu ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicando suspensão dos direitos políticos de Fonseca. 

Uma intervenção da Controladoria Geral da União (CGU) constatou que - durante a gestão do ex-prefeito - foram realizadas licitações irregulares para a compra da merenda escolar, com ausência de preços e de envelopes com habilitações propostas, e documentação comprovando a habilitação da empresa vencedora.

Portanto, Tainá Veiga, como prefeita,  e Paulo Aguiar, como vice-prefeito,  são candidatos da oposição para enfrentar o grupo situacionista. 

Situação 

Na situação, com o apoio do atual prefeito Álvaro Melo, a candidata será a assistente social Fabiana Lira (PMDB), esposa do deputado estadual e ex-prefeito, Jairzinho Lira, também do PMDB.

De acordo com aliados políticos, o deputado abriu mão da disputa para continuar o mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Redes Sociais: Kleversonlevy       

Email: kleversonlevy@gmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..