A juíza Joyce Araújo dos Santos, da Vara do Único Ofício de Boca da Mata, negou o pedido do ex-prefeito de Boca da Mata, José Maynart Tenório (PTB), pela suspensão da resolução proferida pela Câmara do Município em 2014, que rejeitou a prestação de contas do então prefeito referente ao exercício de 2006.
Segundo o despacho, com data do dia 22 de julho, o ex-gestor pleiteava a suspensão a fim de possibilitar sua escolha em convenção partidária, a ser realizada ainda este mês, para concorrer à Prefeitura de Boca da Mata. Com a decisão da magistrada, José Maynart continua inelegível e não poderá registrar sua candidatura na convenção do PTB, nem concorrer no pleito de outubro.
No documento, a magistrada destaca que, o demandante aguardou quase um ano para provocar o Poder Judiciário, a fim de reclamar da anulação do ato administrativo que rejeitou a prestação das contas municipais. “Tal circunstância, ao ver deste juízo, prejudica a urgência invocada pela parte”, pontua.
Em 2014, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), enviou uma relação com nomes de 12 ex-prefeitos de municípios alagoanos que tiveram suas contas reprovadas relativas ao exercício de 2000 a 2009, tornando-os inelegíveis. Entre os nomes na relação está o do ex-prefeito de Boca da Mata, José Maynart Tenório.