Apurando uma matéria sobre o posicionamento da bancada federal alagoana sobre a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conversei com o deputado João Henrique Caldas, não só sobre “como votará”, mas também sobre o uso que tem sido feito nas redes sociais, em especial o whatsapp, de uma fotografia sua com o presidente afastado da Câmara dos Deputados.

Circula no whatsapp “selfie” feita por JHC em companhia de Cunha e o comentário “amigos de infância”, indicando que ambos comungam de práticas políticas semelhantes. Justamente ele que encampou a luta por internet livre, sem limites e restrições, tem se tornado uma das maiores vítimas neste período pré-eleitoral de campanhas difamatórias nas redes sociais.

JHC rebateu as críticas que chamou de infantis e disse que biologicamente já seria impossível que ambos fossem amigos de infância e que fotografia com alguém não significa igualdade de comportamento e nem identidade ideológica.

JHC esclareceu que o registro se deu no gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, num encontro oficial, sob o testemunho de diversas outras pessoas e que trataram sobre assuntos gerais. Nenhum ato, segundo o deputado mais votado em 2014, se deu na obscuridade ou com fins antirrepublicanos.

Disse que não há constrangimento na foto, até porque quando o registro se deu, não havia ainda as informações que hoje há sobre contas secretas no exterior e envolvimento de Cunha na Operação Lava Jato e que nenhuma fotografia pode significar que as pessoas são iguais, com as mesmas habilidades e pendores.

JHC comentou inclusive que “não é porque alguém tira foto com Pelé ou Wesley Safadão que possuem as mesmas capacidades para futebol ou para ser cantor; assim como tirar fotos com ministros do STF ou outros juristas renomados não significa que possuem as mesmas competências jurídicas”.

Resumiu a situação como ações, aparentemente orquestrada, de quem pretende atacá-lo usando a boa-fé dos usuários de redes sociais, mas não acha que alcance algum efeito, pois para JHC as pessoas não se contentam com “memes” de whatsapp e recorrem a outras fontes para tirar suas dúvidas.

Leia mais sobre como votarão os deputados alagoanos sobre a cassação de Eduardo Cunha no CadaMinuto Press que já está nas bancas.

 

Fale comigo:

Twitter e Instagram: @CanAlmeida

E-mail: candicealmeida@hotmail.com