A atualização da Base Nacional de Dados e Ações da Assistência Farmacêutica (BNAFAR) foi um dos eixos da palestra ministrada pelo representante da Diretoria de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Suetônio Queiroz, na tarde desta quarta-feira no Seminário Estadual   da Assistência Farmacêutica, Licitações e Contratos.

O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Vale ressaltar que a BNAFAR consolida os dados de medicamentos e outros insumos da AF no SUS.

Suetônio expôs também as estratégias de transformação digital na AF e o ecossistema de saúde digital.

O representante do MS  mostrou ainda o cenário de soluções digitais da AF e integrações de dados com BNAFAR e Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Foram apresentadas ainda as premissas para o desenvolvimento das soluções da AF.

Durante a tarde foi discutida a Organização da Assistência Farmacêutica em Face do tema 1234 e súmula vinculante n⁰ 60. Os debatedores foram o representante da Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco, Jean Nobre; e Arlysson Rocha da Sesau e um dos assuntos tratados foi o contexto da judicialização da Saúde no Brasil.

A moderadora das discussões foi a representante do Núcleo de Justiça da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Monalisa Santos.