A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) projeta arrecadar através de financiamento participativo, via internet, 500 mil reais para amenizar as restrições financeiras impostas, segundo ela, pelo governo interino de Michel Temer (PMDB). A campanha “Jornada pela Democracia”, lançada ontem por duas amigas da petista, angariou nas primeiras quatro horas 66,2 mil em 747 pequenas doações que partem de dez reais.
Em 20 horas, 3.318 pessoas participaram das doações, totalizando 244, 124 mil.
“Achamos que era importante abrir uma conta, onde as pessoas pudessem fazer doações e que houvesse recursos disponíveis para que a presidente pudesse usar para suas viagens”, explicou a médica Guiomar Silva Lopez, em um vídeo postado no site, cujo lema é “Financiamento coletivo para todos”.
Guiomar dividiu a cela com Dilma durante o regime militar e é uma das cocriadoras da ideia junto com Maria Celeste Martinez. Elas se conheceram na clandestinidade quando enfrentavam o governo na década de 70.
Guiomar e Maria Celeste justificam a campanha:
“Mostrar que o impeachment é fraudulento requer conversar com parlamentares, representantes de instituições e de movimentos sociais. Requer, sobretudo, estar junto a cidadãs e cidadãos de todo o País, alertando e mobilizando sobre o papel fundamental de cada um na resistência ao golpe. A presidenta Dilma precisa viajar pelo Brasil afora. Vinha fazendo isto com frequência e, em cada lugar que visita, vem recebendo o apoio e o carinho do povo, que reconhece a injustiça contra ela e se soma, cada vez mais, à resistência democrática.”
E apelam:
“Precisamos somar esforços e contribuir para que a resistência ao golpe possa avançar. A presidenta Dilma precisa continuar viajando pelo Brasil, liderando a defesa da democracia. Ela precisa de sua ajuda!”
Em tempo: será que Dilma consegue convencer os brasileiros que foram às ruas cobrar do Congresso Nacional o seu impeachment de que ela é inocente? Uma coisa é o governo Temer não agradar, outra, é o retorno do PT ao comando do país que o partido levou à bancarrota.
O endereço do site de apoio financeiro à Dilma é https://www.catarse.me/Dilma