Indicado pela maioria da bancada do PMDB na Câmara para comandar o Ministério do Turismo, o deputado federal Marx Beltrão ainda disputa a vaga internamente, com pelo menos três parlamentares mineiros: Newton Cardoso Júnior, Leonardo Quintão e Saraiva Felipe.
Uma pessoa ligada ao partido garantiu que a indicação do parlamentar alagoano para o cargo partiu da própria bancada e não do presidente do Senado, Renan Calheiros.
Ainda de acordo com a fonte, o cenário é o seguinte: contam a favor de Beltrão pontos como o apoio da bancada e o fato de ele ser visto como figura agregadora dentro do partido, com bom trânsito nas bancadas de todas as regiões, principalmente Norte e Nordeste.
Conta a favor dos parlamentares mineiros o fato de o Estado – um dos maiores colégios eleitorais do País - ainda não ter emplacado um ministro no governo Temer.
O Ministério do Turismo está “acéfalo” desde a saída de Henrique Eduardo Alves, após ser citado na Operação Lava Jato.
O blog tentou contato com Marx Beltrão, mas não obteve êxito.
Um bocadinho do trio
Newton Cardoso Júnior chegou a ser indicado pela bancada mineira para assumir o Ministério da Defesa, mas, a indicação não vingou.
Recentemente, o parlamentar, que responde a processo no STF por emissão de nota fiscal falsa, foi citado, juntamente com o pai, o ex-governador de Minas, Newton Cardoso, no escândalo Panama Papers.
Saraiva Felipe foi ministro da Saúde de Lula e, em 2013, seu nome surgiu em uma gravação bastante incômoda, para dizer o mínimo.
Em janeiro deste ano, Leonardo Quintão renunciou a candidatura à liderança do PMDB na Câmara para apoiar o atual líder, Leonardo Picciani, nome do Palácio do Planalto na ocasião.