Por mais Retrofit em Maceió.  

20/06/2016 12:52 - Jorge Henrique
Por Jorge Henrique

Amigos, afinal o que é esse tal de Retrofit ? Venho aqui informar desta técnica pouco desenvolvida em nossa cidade e já integralizada em grandes cidades no mundo. O Retrofit é um termo da língua inglesa que significa no popular “reforma”, mas aqui com um sentido de renovação, customização, adaptação e melhoramento dos equipamentos, conforto e possibilidades de uso de uma edificação antiga.

Também tem um conceito com a tradução liberal de “colocar o antigo em boa forma”, afinal toda renovação tem um sentido de evolução para as necessidades atuais e se adequando para um novo contexto de eficiência energética, valorização do imóvel e aumento da vida útil. Segundo a NBR 15.565, Retrofit nada mais é do que a “remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil, eficiência operacional e energética”.

Irei abordar alguns modelos de Retrofit visto que esta técnica seria bastante viável em nossa cidade que necessita urgentemente desta renovação em seu meio urbano, predial e englobando eficiência energética nestas edificações. O conceito de Sustentabilidade, na busca por metodologias que permitam a avaliação do desempenho dos materiais empregados está em alta é seria um excelente momento para emprega-las.

RETROFIT URBANO - No final do século passado foi marcado pela globalização e pelo avanço do processo de urbanização, faz com que as cidades perdessem suas características que, historicamente, lhes deram origem. O centro da cidade de Maceió sofre bastante com uma poluição visual, a busca para o resgate do belo artístico é praticamente nulo, infelizmente esta cultura não está imbuída na sociedade maceioense e nem nos órgãos responsáveis. Além da não execução da Lei Municipal 6.145 referente à Inspeção Predial mencionada por mim no post anterior neste blog, que coloca em risco um patrimônio histórico e cultural é a vida dos frequentadores e trabalhadores do centro da cidade, a quantidade de incêndio que aconteceu nos últimos anos é consequência deste assunto. Existem zonas de proteção e preservação do patrimônio histórico cultural com normas específicas presentes no atual Código Municipal de Urbanismo e Edificações (Lei 5.593/2007).

O RETROFIT URBANO transforma áreas obsoletas e até com problemas sociais em áreas economicamente e socialmente ativas, onde a falta de infraestrutura e sua depreciação dá lugar à renovação urbana. Na Europa é muito comum o RETROFIT URBANO onde alguns bairros foram transformados em pontos turísticos e aqui no Brasil há projetos interessantes, como por exemplo: Estação das Docas em Belém do Pará, Parque do Forte em Macapá, Paço do frevo no bairro do Recife em Pernambuco, Área portuária do Rio de Janeiro, Estação da Luz em São Paulo entre outros. O bairro de Jaraguá, o mercado da produção é do artesanato de Maceió seria um local ideal para a implantação de um RETROFIT URBANO, resgatando a historia dos maceioenses, colocando a localidade na rota do turismo e solucionando problemas crônicos na localidade. 

O RETROFIT PREDIAL é a revitalização de edifícios seja ele públicos ou privados, objetivando sua modernização construtivo-arquitetônica, que além de melhorar o bem-estar dos usuários, aperfeiçoa a utilização de recursos, reduzindo custos de operação, manutenção e consumo energético, proporcionando valorização imobiliária. Em Maceió alguns edifícios da orla realizaram esse serviço por necessidade de manutenção em suas fachadas após sofrerem com patologias da construção derivadas dos desgastes dos materiais empregados. Alguns serviços foram realizados por empresas e profissionais sem experiência e sem equipe multidisciplinar, como arquiteto para desenvolvimento de projeto, engenheiro civil pra avaliação da estrutura ou realização de estudos de utilização de eficiência energética, engenheiro mecânico para implantação de sistemas em elevadores e geradores, alguns condomínios ate contratam pessoas/empresas não autorizadas para realização destes serviços, o resultado sempre não é o esperado é aquela máxima do barato sair caro sempre acontece.

Essa técnica do RETROFIT PREDIAL teve surgimento e foi aprimorada na Europa e Estados Unidos onde ocupa importância derivado a grande quantidade de edifícios antigos e históricos.  No Brasil iniciou-se nos grandes centros, com grandes investimentos em prédios comerciais e após se expandindo para todos os públicos. Irei citar algumas obras interessantes: Empire State Building, em Nova York, é um exemplo notável de bom uso do Retrofit, ao trazer revitalização aliada a muita economia nos gastos, o condomínio Torre do Rio Sul, na capital carioca, em São Paulo existe  pelo menos dez edifícios na Avenida Paulista em fase de Retrofit, o que tende a garantir pelo menos mais 40 anos de vida útil, como exemplo o Edifício Brazilian Financial Center (BFC), edf. Bela Paulista entre outros, aqui em Maceió o mais famoso é o prédio da Associação Comercial de Maceió.

RETROFIT VERDE é uma técnica que objetiva o conceito de sustentabilidade, utiliza-se a estrutura da edificação e realizam adequações para transformá-lo internamente, onde sua funcionalidade atinge critérios e normas técnicas apara atingir os resultados desejados.     

No Brasil, o exemplo com maior repercussão é a reforma do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O local possui hoje placas de energia solar que garantem uma redução de 25% da energia consumida. Melhor: o novo Maracanã reusou boa parte de sua estrutura antiga, um dos preceitos do Retrofit.

Existe, primeiro, a questão ambiental. “No Brasil, os edifícios respondem por cerca de 45% do consumo anual de energia de todo o país, por 22% da emissão de CO2 e por 21% do consumo de água potável”, diz Manoel Gameiro, diretor comercial e de produtos aplicados da Trane para América Latina.

E há a economia direta no bolso: com a técnica, o uso de energia diminui cerca de 30% e o de água cai pela metade. É, ainda, uma boa solução comercial, já que pode aumentar em até 10% os valores para venda e locação de empreendimentos. 

O RETROFIT VERDE  pressupõe que qualquer tipo de atualização em um edifício que já exista pode ajudar na melhora do seu desempenho energético e ambiental, onde  poderá reavaliar os projeto de climatização, iluminação, fachada, eficiência energética, telhado para criação de telhado verde,  utilização e reuso da água, sistemas de segurança, informática e telefonia. Em Maceió este conceito de RETROFIT VERDE foi utilizado no Hotel Jatiuca onde fiz parte da execução deste projeto.  

Minha sugestão para o poder público e condomínios privados que pensem no assunto abordado, pois todo este investimento está atrelado a uma valorização imobiliária, conforto de seus usuários e busca pelo mundo mais sustentável. É procurem profissionais devidamente registrados e capacitados para o desenvolvimento e execução destes projetos.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..