O presidente do Senado, Renan Calheiros, convidou o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Henry Ramos Allup, para uma visita oficial em que deve ser debatida a situação do país vizinho. O anúncio foi feito em Plenário nesta quinta-feira (9) pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), líder do governo.
Aloysio Nunes relatou que, nesta quinta, deputados de oposição ao presidente venezuelano Nicolás Maduro foram agredidos por partidários do governo durante uma visita ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Caracas. Os parlamentares foram cobrar a organização do referendo revogatório que decidirá sobre a interrupção do mandato de Maduro. A proposta tramita desde abril.
Segundo relato do senador, os militantes eram membros de brigadas de choque financiadas pelo governo e o CNE negou abrigo aos deputados, deixando-os expostos à agressão. Ele interpreta o fato como um agravamento do quadro político do país.
— A marcha da Venezuela para a ditadura aberta e declarada vai se acelerando — alertou.
No ano passado, duas comitivas de senadores visitaram a Venezuela, conversaram com autoridades e lideranças políticas e trouxeram relatos sobre a situação do país vizinho.









