A 3ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema decidiu instaurar um inquérito civil público para investigar o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, que é suspeito de lançar de forma irregular efluentes e também por dispor inadequadamente resíduos hospitalares. Uma portaria determinando providências sobre o caso foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (03).

A investigação tem como base o relatório final da FPI do São Francisco, realizada pelo Ministério Público Estadual em municípios ribeirinhos, que teve como objetivo coibir práticas de degradação ao meio ambiente, além de flagrar outras irregularidades.

Segundo a portaria, o Hospital é apontado como responsável pelo lançamento irregular de efluentes líquidos, bem como disposição inadequada de resíduos de serviços de saúde, o que pode causar riscos à saúde da população e comprometer a segurança ambiental.

A Promotoria realizou no último 16 de maio uma audiência entre a direção do Hospital Clodolfo Rodrigues e o Município. Outra medida adotada foi o requerimento de documentos da equipe responsável pelo trabalho na FPI do São Francisco.