Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas os Diálogos de Negócios Abayomi -Tempos de Áfricas:"A Incubadora Afro como Plano de Negócios para o Desenvolvimento Econômico , Turístico e Cultural em Alagoas", acontece na quarta-feira, 25 de maio, dia de África, no Auditório Aqualtune,Palácio República dos Palmares, das 9 às12h, com apoio institucional da SEDETUR,SEFAZ , SECULT e SESAU.
A idéia dos diálogos surgiu de um encontro, entre Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Helder Gonçalves Lima,Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo e George Santoro, Secretário de Estado da Fazenda, com o objetivo de alinhar iniciativas que possam contemplar o empreendedorismo preto nas periferias, com uma perspectiva mais voltada para inclusão socioprodutiva, que gere emprego e renda, com foco na valorização do fazer afro, formação de lideranças e na redução da pobreza.
Os Diálogos de Negócios Abayomi, que reunirá gestor@se representações de movimentos sociais, serão conduzidos por Giovanni Harvey que em 2004 fundou a Incubadora Afro Brasileira, no Rio de Janeiro e trabalhou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em Cabo Verde, além de integrar o Fórum da Sociedade Civil no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial.
Harvey tem como meta traçar um "Diagnóstico Preliminar” sobre a viabilidade de transferência e reaplicação da tecnologia social de incubação de negócios desenvolvida pela Incubadora Afro Brasileira,no Rio de Janeiro para Alagoas.
Sobre o 25 de maio- Dia de Libertação da África
A data foi instituída pela “Organização da Unidade Africana” (OUA) em 1963, na cidade de Addis-Abeba, capital da Etiópia, país situado a nordeste do continente. O objetivo é comemorar o Dia da Libertação da África. Naquele 25 de Maio, reuniram-se em Adddis-Abeba líderes de 32 países africanos, que assinaram a carta que declara a Libertação da África contra a subordinação imposta pelos europeus. A Partilha ou divisão da África entre os europeus foi definida pela Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885, e significou a apropriação pelos europeus das riquezas humanas e naturais do continente.
A Organização das Nações Unidas (ONU) vendo a importância daquele encontro de 1963, instituiu em 1972 o 25 de Maio Dia da Libertação da África.
O 25 de Maio tem profundo significado na memória coletiva dos povos do continente africano, pois simboliza a luta por sua independência e emancipação política. O Dia da África é a manifestação do desejo de aproximadamente 800 milhões de africanos de organizar uma África com seus governos, sonhos e desenvolvimento com democracia e progresso, mas respeitando o meio ambiente. Os pert@s do Brasil e do mundo celebram a oportunidade de avaliar as dificuldades e os progressos do continente berço da humanidade.