A segunda edição da Roda de Conversa Preta “Eku abo - Tempos de Áfricas Lutas, Ativismo e Resiliência do Povo Preto, que aconteceu no dia 4 de maio no auditório Aqualtune,Palácio República dos Palmares, juntou dinâmicas, produziu abraços, gentes falantes,conversas cheias de idéias.
A Roda agregou um território de visões e promoveu a multiplicidade de olhares, numa boa interlocução da capital Maceió com o interior alagoano e nos trouxe, Lima Júnior, o Secretário de Estado da Segurança Pública,em Al, que ouviu e dialogou, durante uma hora e meia.
Teve as representações do CEDCA/AL, SINTUFAL/UFAL,Gabinete Civil, Conselheiro Tutelar, Tribunal de Justiça, dos municípios de Joaquim Gomes, Taquarana, Rio Largo, SEPREV, uma ciranda de gentes.
A Conversa Preta, uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, proporcionou um acalorado debate entre a sociedade civil e representações do governo do Estado, com a perspectiva de despertar consciências para o enfrentamento ao racismo, por meio do conhecimento.
Foi uma enxurrada de propostas, sugestões que otimizam a ação do fazer coletivo.
Durante a Roda foi apresentado o Projeto Ocupação Preta Ekua abo, que recebeu contribuições e busca, a partir do dialogo social, problematizar as relações raciais em Alagoas, realizando ações mensais, de territorialização e apropriação dos espaços do Centro da capital Maceió,AL.
E o Projeto Ocupação Preta, que acontece dia 25 de maio- Dia de África, no calçadão do Comércio de Maceió, sucinta descobertas. Tira dos espaços, os discursos fechados limitados a sala de ar refrigerado, para a ação no universo das ruas.
E o Andre Fabrício, estudante especial da Escola Estadual Correia das Neves, ajudado por José Augusto, fará, no meio da rua, apresentação de seus poemas, feito um sarau preto de poesia.
E a ciranda continua, costurando uma rede de possibilidades. Só falta você.
Você vem?