Os Auditores Fiscais do Trabalho suspenderam a fiscalização nos estabelecimentos comerciais que abriram suas portas neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador, depois que Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, da 19ª Região, concedeu uma liminar autorizando que os shoppings da capital abram normalmente hoje.
Para o chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas (SRTE-AL), Elton Machado, “o Dia do Trabalhador está ficando cada vez mais simbólico. Os fundamentos da decisão são todos de origens financeiros, abordando a crise econômica pensando o tempo inteiro no empregador e praticamente a situação do trabalhador não foi levada em conta”.
Leia mais: TRT/AL concede liminar que autoriza shoppings abrirem no 1º de maio
Ele afirmou que apesar da suspensão, fiscalizações serão feitas durante os próximos dias para verificar a abertura dos estabelecimentos que não estavam amparados por liminar. Este fato poderá ser constatado através do ponto eletrônico, registrado pelo trabalhador na empresa.
Machado explicou que não teria sentido a realização de uma operação focada para flagrar essas empresas, quando os principais estabelecimentos já estão amparados pela Justiça. A liminar causou muita indignação entre os Auditores Fiscais, que pretendem lançar uma nota de repúdio.
“Mais uma vez o trabalhador é sacrificado em nome da parte econômica. O empregador tem o risco financeiro e mais uma vez é colocada, pesadamente, nas costas do trabalho. Com isso, a fiscalização do trabalho não concorda”, afirmou Machado.