O desembargador James Magalhães de Medeiros, 68 anos, faleceu na noite deste sábado (30) devido a complicações de um câncer. Ele estava fazendo um tratamento médico em São Paulo, mas atualmente estava internado no hospital da Unimed de Maceió. O corpo está sendo velado no cemitério Parques das Flores, no bairro do Tabuleiro dos Martins. O sepultamento será realizado neste domingo, às 11h.

A Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) lamenta a perda do desembargador que atuou por mais de 33 anos na magistratura alagoana e que atualmente era diretor da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Graduado em Direito em 1973, o desembargador James Magalhães de Medeiros atuou como juiz titular nas comarcas de Delmiro Gouveia, Traipu, Santana de Ipanema, Arapiraca e Maceió.

Ingressou no TJ/AL como desembargador em 2008 por critério de antiguidade, onde presidiu a Primeira Câmara Cível e integrou o Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2011-2012.

Em 2015, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), que se tornou uma das instituições com mais cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em todo o país. Ainda em 2015, a Esmal ficou em primeiro lugar, na região Nordeste e em quarta entre os outros estados brasileiros, com sete cursos credenciados.

Em 2012, tomou posse como imortal da Academia Alagoana de Letras. James Magalhães tinha vários livros publicados, entre eles “Decisões Cíveis na Justiça Militar Estadual”, lançado em 2009. A obra reúne decisões cíveis proferidas por ele durante sua atuação na 13ª Vara Criminal da Comarca de Maceió - Auditoria da Justiça Militar.

O prefeito Rui Palmeira emitiu uma nota de pesar pela morte do desembargador. “Em nome de todos que fazem a Prefeitura de Maceió, em meu nome e em nome de minha família, externo nossos mais sinceros sentimentos em decorrência do falecimento do desembargador James Magalhães, que lutou tão bravamente contra um câncer, esta doença infame. Nossos mais sinceros pêsames a todos os integrantes do Tribunal de Justiça de Alagoas e muito especial e carinhosamente aos familiares do Dr. James. Que todos encontrem, e certamente encontrarão, na fé inabalável em Deus o conforto necessário nesta hora de extrema dor. Que nossas orações sejam bálsamos a atenuar tamanho sofrimento de todos que choram neste momento”.