Em reunião acontecida dia 19/04, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Maceió, AL,  a Comissão da Roda de Conversa Preta “Eku abo”  discutiu com Lima Júnior, o Secretário de Estado da Segurança Pública, em Alagoas,  maneiras de  estabelecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, tendo como ponto de partida o racismo institucional e seus desdobramentos.

Durante  a reunião, a coordenadora Arísia Barros entregou documento resultante da  1ª Roda de Conversa Preta “Eku abo” e  ressaltou  da marcante seletividade racial nos homicídios registrados em Alagoas, tendo em vista que o maior número de assassinados são jovens pretos.

Liziane Cavalcante da Prefeitura de Maceió destacou a necessidade de resgatar o Comitê Gestor do Plano Juventude Viva,  visando com isso consubstanciar ações intensivas, que implementem um olhar diferenciado dos espaços estatais para o povo preto, pobre e das periferias.

O advogado, Gilberto Monteiro, representante da OAB/AL  complementou que é importante a construção de espaços  institucionais para desmistificar as questões  estruturais do racismo.

Fátima Bernardes  esteve presente representando o Gabinete Civil. 

A Secretária Adjunta da SegurançaPública participou  da reunião.

José Augusto, um dos membros do Instituto Raízesde Áfricas acompanhou e fez o registro fotográfico de toda a atividade.

Após ouvir as reivindicações o Secretário se colocou, afirmando seu interesse em criar uma agenda de diálogo permanente.

Aproveitando o ensejo, a professora Arísia Barros,convidou-o para a segunda edição da Roda de Conversa Preta “Eku abo - Tempos de Áfricas Lutas, Ativismo e Resiliência do Povo Preto”, que acontece dia 04 de maio, no auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares,das 08  às 12h.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Junior confirmou presença.

Como resultado prático da reunião surgiu o Projeto Ocupação Preta Eku abo.

A  1ª Roda de Conversa Preta “Eku abo - Tempos de Áfricas Lutas, Ativismo e Resiliência do Povo Preto” realização do Instituto Raízes de Áfricas, em parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente- CEDCA, aconteceu no dia 30/04, no auditório Aqualtune, Palácio República dos Palmares,