O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com base em dados fornecidos pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, divulgou as listas com os maiores litigantes da Justiça do Trabalho em 2015.

Os documentos revelam as empresas que têm a maior quantidade de processos em tramitação no TST e em âmbito regional. Bancos, varejo, telefonia, produtoras de petróleo, siderúrgicas, construtoras, empresas públicas, mineradoras e produtoras de alimentos figuram entre as maiores litigantes no país.

Em Alagoas, segundo a tabela divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), as dez maiores litigantes de 2015 são, em primeiro lugar, a antiga Ceal, com 419 processos (em primeiro e segundo graus); Bompreço (348); Triunfo Agroindustrial (275); Usina Caeté (265); Caixa Econômica Federal (219); Almaviva do Brasil (162); Contrato Construções (161); Laginha Agroindustrial (148); Petrobras (135) e S.A Leão Irmãos Açúcar e Álcool (132). As dez totalizam 2.264 processos.

O levantamento faz parte de uma das metas do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, 2015 a 2020, que é destinada a identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior, em 2016.

A divulgação visa reduzir o quantitativo de processos acumulados das pessoas jurídicas ou físicas que detêm a maior concentração de ações nos TRTs e TST.

Na tentativa de reduzir o acervo de processos de maneira conciliatória, a Justiça do Trabalho promove anualmente a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Em 2016, o evento acontece de 13 a 17 de junho nos órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

Empresas interessadas em propor acordos devem procurar o Tribunal Regional do Trabalho da sua região, os Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho ou a vice-presidência Tribunal Superior do Trabalho.