Na manhã do dia 03 de março, Melina Freitas, Secretária de Estado da Cultura, Perolina Lyra, Superintendente de Identidade e Diversidade Cultural e a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros se reuniram no gabinete da SECULT, com o objetivo de  discuti a estruturação física e funcional de um ambiente afro-cultural na Biblioteca Pública Estadual , denominado Espaço Ubuntu.

Como equipamento cultural, o Espaço Ubuntu surge como ação de construção coletiva, entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Raízes de Áfricas. Iniciativa pioneira visa o fomento e a democratização de acesso  a cultura negra. A proposta é atrair e integrar todos os públicos.

 “É indiscutível a importância da articulação da SECULT com uma das representações do movimento negro,o Instituto Raízes de Áfricas,  é uma parceria que trará bons frutos”.

O Espaço será o primeiro implantado na Biblioteca Pública Estadual  oferecendo à população um ambiente  de oportunidades com um acervo relacionado  as temáticas ligadas à cultura afrobrasileira  e rico em  interações sociais"- acrescentou.

Uma nova reunião deve acontecer em breve. Nessa nova oportunidade serão detalhadas outras questões relativas à estruturação do Espaço afro.

Ubuntu é uma filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras.