O Curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes- UNIT homenageou mulheres alagoanas, no 21 de março,com a entrega do troféu ‘Guerreira de Alagoas”.
A homenagem já está em sua nona edição e tem como objetivo reconhecer a dedicação e compromissos de múltiplas e diversas mulheres em Alagoas.
A entrega do troféu homenagem foi movida por emoções a flor da pele e muitos aplausos do auditório lotado.
10 mulheres foram laureadas com o troféu Guerreira de Alagoas, da acadêmica a liderança da favela no entorno da UNIT.
Como ativista negra, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas e mãe de aluna da UNIT, fui homenageada e recebi o troféu das mãos da minha filha, Arianne Barros.
Recebi a homenagem no 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
Silmara Mendes é a mestra a frente da continuidade da ação. Parceira de longa data é uma mulher que vive as questões dos direitos humanos como conquista inalienáveis.
E, em um momento ímpar, Silmara Mendes, a professora, foi surpreendida com uma homenagem da instituição a melhor guerreira que ela é.
Após o término da premiação aconteceram duas palestras, em uma delas falamos sobre as opressõesda Mulher Negra na contemporaneidade.
E Silmara afirma: “Uma sensação muito especial em reconhecer os relevantes serviços prestados por essas mulheres. Aqui fica a certeza de que o compromisso do Serviço Social é defender os interesses da classe trabalhadora. Sabemos que é na luta cotidiana que poderemos avançar em busca de uma sociedade emancipada humanamente. A homenagem a essas mulheres representa mais do que nunca que em tempos difíceis é preciso ter coragem. Salve "Guerreira de Alagoas". Avante!”
Obrigada, Silmara!
Continuamos na luta.