A divisão das famílias Ribeiro liderada pelo prefeito James Ribeiro (PSDB) e Gaia comandada pelo deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) em Palmeira dos Índios é o caminho asfaltado para o vereador Júlio Cezar chegar a Prefeitura de Palmeira dos Índios nas eleições deste ano.
A família Gaia liderada pelo deputado estadual Edval Gaia Filho, que é cunhado de James Ribeiro, aposta na pré-candidatura do secretário municipal de Infraestrutura Rodrigo Gaia (irmão de Edval Gaia) que vem realizando um trabalho eficiente à frente da pasta e com visibilidade nas redes sociais com objetivo da ser lançado o candidato oficial do grupo situacionista.
Por outro lado, o prefeito James Ribeiro, no seu segundo mandato, aposta na pré-candidatura da ex-vereadora e ex-vice-prefeita na sua primeira gestão Verônica Medeiros (PSDB). Nos bastidores, comenta-se que a ex-vereadora e ex-vice-prefeita, estaria com oxigênio financeiro suficiente para conquistar o comando do município nas eleições deste ano sem qualquer ajuda da máquina administrativa comandada por James Ribeiro, que está encerrado o segundo mandato. James Ribeiro teria pretensões de disputar uma das vagas para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) em 2018, espaço atualmente ocupado pelo cunhado Edval Gaia Filho.
Essa divisão das duas tradicionais famílias da terra Xucuru favorece ao projeto político de conquistar a Prefeitura de Palmeira dos Índios do vereador Júlio Cezar (PSB) ex-aliado das famílias Gaia – Ribeiro e atualmente oposição as duas famílias. Nas últimas pesquisas internas, Júlio Cezar vem liderando nas pesquisas de intenções de votos.









