Uma comissão de vereadores arapiraquenses em companhia do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Barbosa Leão realizou uma visita de inspeção as instalações da Avícola Luna instalada na comunidade rural de laranjal em Arapiraca na manhã desta quinta-feira, (17). A comissão de vereadores foi recebida pelo diretor administrativo da empresa, Sérgio Casseano e pelo consultor de Meio Ambiente, Ricardo Vieira.
Inicialmente o diretor mostrou todas as instalações do setor de seleção e embalagens de ovos e em seguida foi realizada uma inspeção aos galpões onde estão instaladas as aves para a produção de ovos. Com a projeção de vídeos, gráficos o diretor fez uma explanação objetiva para os vereadores sobre as medidas preventivas, investimentos financeiros e científicos tomadas pela empresa para evitar a proliferação de moscas e manter a empresa dentro dos padrões exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente – (IMA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
Explicou que existe o controle físico nos galpões com a instalação de telas que impede a entrada e saída de moscas e outros vetores, além cortinas laterais. Outra medida foi à troca de bebedores que era usada uma tecnologia israelense passando para a tecnologia alemã. Com essa inovação tecnológica, onde não são utilizados copinhos e sim, a água é acionada pela ave sem ocorrer o desperdício de água com o derramamento e mais umidade.
Outra medida é a incineração dos focos de proliferação de moscas com lança chamas e a colocação de cal que acelera a secagem das fezes, além do controle bioquímico com herbicidas. Outra medida para conter a proliferação de moscas de acordo com Sérgio Casseano, é a colocação de 32 ventiladores potentes nos galpões que ajudam no processo de desidratação. A empresa conta com geradores caso falte energia da Eletrobrás e o custo de energia da empresa é superior ao da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, cidade localizada na região Agreste do Estado. Explicou que esses investimentos preventivos foram da ordem de R$ 4 milhões.
Outros métodos preventivos é instalação de uma proteção vegetal no entorno da empresa. Marcaram presenças na comissão os vereadores; Graça Lisboa, Sergio do Sindicato, Edvanio do Zé Baixinho, Josias Albuquerque, Adalberto Saturnino, Dr. Fabio, Moises Machado, Fabiano Leão e Adalberto Saturnino. Na explanação do diretor da empresa questionaram em defesa dos moradores os vereadores Moisés Machado, Graça Lisboa e Edvânio do Zé Baixinho. Os vereadores após a inspeção na empresa realizaram visitas aos moradores próximos à empresa no objetivo de ouvir ambas as partes e chegar a uma conclusão sensata.