Os dois grupos mais fortes, oposição e situação em Arapiraca estão divididos e não falam a mesma língua. O grupo do PMDB aliado ao grupo da prefeita afastada Célia Rocha (PTB) tem pretensões de lançar um nome na disputa pela Prefeitura. Contando com o comando do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa, tem excelente quadro, no nome do prefeito em exercício Yale Fernandes, que vem mostrando desenvoltura, liderança e determinação no comando da máquina pública.

Outro nome de respeito no PMDB é do deputado estadual Ricardo Nezinho, de tradição política tem a experiência de quatro mandatos de vereador, e três legislaturas na Casa de Tavares Bastos.

 

Na visão do governador Renan Filho e do comandante maior o senador Renan Calheiros o grupo articula não correr acidentes de percurso na eleição 2016, e o partido pode apresentar um candidato à sucessão. Por outro lado à prefeita Célia Rocha mesmo se recuperando de problemas de saúde e com problemas do desgaste natural do terceiro mandato e de avaliação, tem pretensões de ir para a conquista do quarto mandato. Comedido com conhecimento da realidade o PMDB não quer perder com Célia Rocha. Atualmente, o grupo conta com o apoio da maioria dos vereadores, mas já ocorreu baixas e pode ocorrer novas baixas nos próximos meses.  

 

Grupo de oposição

 

O grupo de oposição está anunciando uma reunião para a próxima sexta-feira, (04) já foram realizados vários encontros, no entanto, sem conseguir  uma posição uniforme e de consenso. Mesmo com a inclusão no grupo do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB). O nome com maior densidade eleitoral do grupo, o suplente de deputado federal Rogério Teófilo (PSDB), bem no seu estilo, assegura a necessidade da construção de uma base solida, forte com sensatez para não correr riscos de erros. “Minha decisão não será pessoal e sim coletiva”  completa Teófilo com segurança, experiência e tranquilidade. Em uma eleição majoritária é salutar a construção de um grupo forte e unido, pontua.  

 

Tarcizo Freire bem avaliado

 

Bem avaliado nas pesquisas internas quantitativas e qualificativas o deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) assegura que vai para a disputa pela Prefeitura. Tem a experiência de cinco legislaturas na Câmara Municipal tem serviços prestados à população carente de Arapiraca e região com o foco maior, no complexo multidisciplinar que leva o seu nome e que atende as crianças especiais. Na sua atuação como parlamentar na Casa de Tavares Bastos mostra desenvoltura, trabalha e defende pleitos importantes a exemplo de ter conseguido isenção de IPVA para moto taxistas e transportadores alternativos e isenção para os marchantes no pagamento do tributo do ICMS para abate de gado no frigorifico Frigovale em Arapiraca.