A Câmara Municipal de Arapiraca inicia nessa terça-feira, (16) os trabalhos relativos ao ano 2016. O foco dos vereadores deve está na reeleição, dos 15 vereadores atuais, apenas um não vai concorrer a reeleição, o vereador Adalberto Saturnino (PMDB) em seu lugar vai apoiar um sobrinho e manter o seu espaço no Legislativo onde mantém há várias décadas. Saturnino tem cinco legislaturas e um dos filhos Biliu Saturnino três.  É uma forte liderança principalmente na região de Batingas.

Este ano as 15 vagas foram ampliadas para 17 vagas, de acordo com a legislação eleitoral poderia atingir até 21 cadeiras, no entanto foram aprovadas 17 vagas. O cargo de vereador na cidade mais importante do interior do Estado será bastante disputado, as perspectivas são de que cerca de 300 pré-candidatos vão para a disputa. Quanto a renovação dos mandatos atuais ainda é prematura avaliar.

Outro foco dos vereadores que vão para a reeleição será o caminho a tomar no apoio ao candidato majoritário. Dos 15, apenas a vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) não apoia a prefeita Célia Rocha (PTB) ainda em dúvida se vai para a reeleição. A vereadora que foi eleita em 2012, a mais votada com forte apoio do então prefeito e atual vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) nas eleições desse ano seque caminho oposto. Antes de ser eleita Aurélia Fernandes ocupou a pasta da saúde de Arapiraca por cinco anos.