Adivinha só... 92% dos brasileiros acreditam que o Brasil está no rumo errado, segundo pesquisa divulgada pelo instituto global Ipsos, realizada em janeiro deste ano. Em outubro de 2014, a maioria (60%) achava que o país estava no rumo certo.
Segundo informações do Ipsos, na pesquisa de janeiro, o governo Dilma Rousseff (PT) foi considerado ruim ou péssimo por 79% dos entrevistados e 60% apóiam o impeachment da presidente (mesmo percentual obtido em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas).
Foram ouvidos 1.200 brasileiros de todas as classes sociais em 72 municípios em todas as regiões. Sobre a operação Lava Jato, oito em cada 10 entrevistados acham que as investigações devem continuar até o fim, mesmo que isso traga mais instabilidade política e econômica.
Em relação aos danos à imagem, como era de se esperar, o PT é o partido que mais sofreu com a operação da Polícia Federal. Embora 82% tenham dito que a investigação está mostrando que todos os partidos são corruptos, para 71% dos entrevistados o PT é mais corrupto que os outros.
O resultado da pesquisa foi apresentado no dia 1º, em um painel no “Annual Summer School”, evento realizado na Universidade de São Paulo. O tema do painel foi “Corrupção, o PT e Lava Jato: Implicações em Longo Prazo e a Opinião Pública”.
A pesquisa completa pode ser conferida no link: http://www.ipsos.com.br/img/upload/Lava_Jato_Ipsos_Pulso_Brasil.pdf.