Carlos Martins, mestre em sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, graduado bacharel em Ciências Sociais, escreve:

"O problema de segurança pública não tem origem na atividade policial, ou em sua ausência. A violência como todos os fenômenos sociais é multicausal, ou seja, uma série de fatores possibilita seu surgimento de modo que sua solução também  deve apresentar as mesmas características.

 Então, uma ação governamental de combate a violência deve ser pensada em apresentar melhores condições de vida a toda população: aumento da renda, melhores condições de saúde, lazer, esporte, educação, trabalho.

As melhores condições de vida contribuem para a diminuição de um tipo específico de violência, ainda não a elimina por completo, até porque,  as elites que têm acesso a todos os espaços de privilégio também produzem violência. Não produzem em larga escala o tipo de violência urbana, mas produzem outros tipos de violência e os elementos que criam a violência urbana como a concentração de renda, por exemplo. Então, a redução da violência não se efetiva com polícia na rua. Essa é uma ação que compõe um conjunto."

 

Fonte: https://www.facebook.com/carlos.martins.5055?pnref=lhc.friends