O deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) sempre se manteve na oposição em Arapiraca mantendo equilíbrio, independência e coerência.  Na Câmara Municipal, onde atuou em cinco legislaturas manteve uma posição de independência junto ao executivo nas gestões de Luciano Barbosa (PMDB) e Célia Rocha (PTB). Nas eleições de 2012 e 2014, o parlamentar esteve ao lado de Rogério Teófilo nas caminhadas, encontros e no decorrer das duas campanhas eleitorais para prefeito em 2012 e deputado federal em 2014.

Em 2014, Freire foi eleito deputado estadual o mais votado de Arapiraca, sem nenhum apoio da máquina administrativa. Enquanto isso o grupo situacionista apoiou para deputado estadual Ricardo Nezinho. Quanto ao entendimento com Tarcizo Freire, para a formação de um grupo de oposição forte, coeso vem sendo articulado, nos bastidores desde o final do ano passado. Os entendimentos nesse objetivo estão avançando gradativamente.

De acordo com pesquisas internas de avaliações quantitativas e qualificativas os nomes do suplente de deputado federal Rogério Teófilo e do deputado estadual Tarcizo Freire estão em condições favoráveis na disputa pela sucessão da prefeita Célia Rocha, que ainda é dúvida se vai ou não para a reeleição ou se o grupo político PTB/PMDB viabilizará outro nome, podendo ser o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) em razão da não aceitação pela prefeita Célia Rocha do nome do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB).A propria assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapiraca já anunciou o afastamento da gestora por um período de dois meses e queseria para tratamento de saúde e descanso. O estranho dessa decisão é que foi tomada em pleno ano eleitoral.