Há 25 dias um idoso de 62 anos aguarda internado no Hospital Geral do Estado (HGE) a realização de uma cirurgia para reparar uma vértebra fraturada. O acidente ocorreu quando Alenildo Nascimento Silva estava em sua residência, no município de Pilar, e caiu de um pé de mangueira.  

A internação seria temporária até a realização da cirurgia. No entanto diante do quadro da demora e dores sentidas pelo paciente, a família ingressou com uma ação na Justiça para assegurar a agilidade no procedimento.

“Nós entramos na Justiça para conseguir essa cirurgia e conseguimos. Mesmo assim ainda não fiz a cirurgia e o hospital diz que não tem vaga”, relatou Nascimento, em entrevista concedida ao CadaMinuto por telefone.

A unidade credenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para realizar esse tipo de procedimento é o Hospital do Açúcar. Apesar de a Justiça ter determinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) a realização da cirurgia, o idoso continua internado a espera da vaga.

“A situação aqui é ruim, pois não consigo ficar sentado e preciso fazer essa cirurgia logo. Eu não consigo entender porque, mesmo com a Justiça mandando fazer, isso ainda não foi feito”, disse o paciente.

Em nota, “a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), informa que o paciente Alenildo Nascimento da Silva, interno no Hospital Geral do Estado (HGE), passará por uma avaliação médica até esta quarta-feira (13). Posteriormente, ele será transferido para uma unidade hospitalar contratualizada, onde será submetido ao procedimento cirúrgico necessário à sua recuperação. Quanto a denúncia de que a SESAU estaria em atraso com relação ao repasse de recursos para o Hospital do Açúcar, esta informação não procede.