O portal Cada Minuto em parceria com o Instituto Ibrape de pesquisas divulga mais uma pesquisa sobre o cenário político no estado. Desta vez, o município foi Porto Calvo. De forma geral, a maioria dos entrevistados (37%) classificaram como péssimo ao gestão do prefeito Ormindo Uchoa (PSDB). Se as eleições fossem hoje, David Pedrosa estaria liderando os votos, já que 30% dos entrevistados responderam que votariam nele para prefeito.
A pesquisa foi realizada no dia 16 de novembro deste ano com 800 eleitores com mais de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados apontados na amostra.
Nas questões sobre avaliação do atual governo de Ormindo Uchoa, 37% dos entrevistados responderam que consideram um governo péssimo, 20% ruim ou regular, 17% responderam ser uma boa gestão e apenas 3% responderam ser um ótimo governo. Outros 3% dos entrevistados não souberam responder a pesquisa.
Quando a pergunta era aprovação ou desaprovação da atual gestão, 64% dos entrevistados responderam que desaprovam o governo, 30% disseram aprovar e 6% não souberam responder.
Já sobre o quadro apontando para as próximas eleições para prefeito, se as eleições fossem hoje, David Pedrosa seria o candidato com a melhor votação, já que 30% dos entrevistados disseram que votariam nele. Em segundo aparece Juvenal, com 17%, seguido do atual prefeito Ormindo Uchoa, 12%, Antônio Carlos 11%. Os candidatos Rodrigo Lins e Sérgio Simões não pontuaram na pesquisa. Vinte por cento dos entrevistados responderam estarem indecisos e 10% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.
Outra pergunta feita na pesquisa queria saber dos entrevistados qual seria o candidato que os eleitores não votariam de jeito nenhum para prefeito. Ormindo Uchoa foi a resposta de 43% dos entrevistados, Juvenal apareceu logo em seguida com 21%, Antônio Carlos com 18% e David Pedrosa com 17%. Nove por cento dos entrevistados disseram que não votariam em Rodrigo Lins e Sérgio Simões. As pessoas que não souberam ou não opinaram foram 30%.
Prefeitura enfrenta crise
O município da região Norte de Alagoas também não escapou da crise econômica que atinge vários setores do país. A falta de recursos e as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) levaram Ormindo a divulgar que ria suspender temporariamente seu salário. Ele ainda decidiu exonerar todos os funcionários contratados e comissionados do município para tentar reduzir os custos da administração pública.
A decisão ocorreu alguns meses depois de o Ministério Público do Estado instaurar um inquérito civil público para investigar a prefeitura por suspeita de improbidade administrativa na contratação de pessoas sem a realização de concurso público.
Intenção de voto nos municípios
O Cada Minuto e o Ibrape irão divulgar novas pesquisas com a intenção de voto em outros municípios alagoanos. Antes de Porto Calvo, o Cada Minuto mostrou o cenário político em Delmiro Gouveia. O internauta vai poder sugerir qual município ele quer ter acesso aos dados do panorama político.
Leia mais: Pesquisa Ibrape/Cada Minuto aponta cenário político de Delmiro Gouveia