Na tarde desta quarta-feira, 17/11, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, recebeu, através de um contato telefônico, convite da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização-SEIMFRA, da Prefeitura de Maceió, para fazer-se presente na aposição do busto, em homenagem ao guerreiro negro quilombola, Ganga Zumba.
O monumento retorna ao lugar de origem, na praça que lhe dá nome, no bairro de Cruz das Almas, Maceió.
A estátua de Ganga Zumba foi retirado da praça em 2010 quando a anterior gestão de Maceió propôs a revitalização do bairro.
E nessa revitalização não cabia heróis negros, como Ganga Zumba.
Estava desaparecido a mais de 4 anos.
Diversos movimentos socioculturais, dentre eles o Instituto Raízes de Áfricas cobraram do prefeito, Rui Palmeira, a devolução da estátua.
Ganga Zumba foi primeiro líder do Quilombo dos Palmares
A aposição acontece na quinta-feira, 19/11 10h da manhã.
A estátua será visitada no domingo, 22 dentro do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha.
Sobre o Projeto Se Essa Rua Fosse Minha.
No dia 22 de novembro, ( domingo), vinte e cinco alun@s, na faixa etária,(10 e 11 anos), da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no bairro do Benedito Bentes percorrerão, em um ônibus, caminhos da história negra em ruas, bairros de Maceió fazendo o reconhecimento do patrimônio afro-cultural, compreendendo-o como legado da humanidade, permitindo a tod@s o cultivo da memória comum, da história e dos testemunhos do passado, base da resistência negra.
A praça Ganga Zumba é um pontos de memória que será visitados.
O foco principal do Projeto é levar o conhecimento , tirar do anonimato e assim buscar a preservação, o reconhecimento de patrimônios afro-culturais esculturas, praças, monumentos, etc), espalhados pelas ruas, bairros da urbanidade de Maceió, capital de Alagoas, bem como abrir um leque na complexa tarefa de discussões em torno da diversidade cultural, existente nestes espaços.
O Projeto é coordenado pelo Instituto Raízes de Áfricas e conta com o apoio logístico do SEBRAE e do Restaurante Bodega do Sertão.