Após a sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca  na noite desta quarta-feira (11), o presidente da Mesa Diretora, Márcio Marques (PSC)  abriu o espaço para a Tribuna Livre, para que o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Amigos do Agreste (Adefig), Marcos Chagas, fizesse uma explanação sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais no município.

Segundo o presidente da entidade, um sério problema são as calçadas desniveladas e mal projetadas o que tem prejudicado bastante a acessibilidade dos portadores de deficiências físicas, como os cadeirantes e deficientes visuais. Ele pediu aos vereadores, uma maior atenção ao problema e até que eles fiscalizem, porque há uma lei federal, que ampara os deficientes físicos. O presidente da entidade foi questionado e contou com o apoio de todos os vereadores presentes a sessão no que diz respeito as reivindicações junto ao Executivo.

Ao final, o presidente Márcio Marques, acatou uma sugestão dos demais vereadores, que fosse formada uma comissão e visitasse “in loco” alguns pontos da cidade que necessitam urgente de rampas de acesso e melhorias para os portadores de necessidades especiais. Vários prédios públicos de Arapiraca já se adequaram para acessibilidade adequada para cadeirantes a exemplo do Centro Administrativo, Fórum, Ministério Público Federal, INSS. Para Marcos Chagas o maior problema está relacionado à falta de estrutura dos transportes públicos.

"Esse tema é de grande relevância. Arapiraca vem se adequando a realidade sobre acessibilidade. Portanto, agradecemos a iniciativa e os informes do presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Amigos do Agreste, Marcos Chagas", disse Márcio Marques, acrescentando que a Casa irá cobrar ainda mais do município a fiscalização dessas novas obras permitindo acessibilidade adequada. De acordo com Márcio Marques o pleito da categoria é da maior relevância, e que o legislativo através da mesa Diretora está solidário a causa dos portadores de deficiência.

 

.