Os servidores do PAM Salgadinho tiveram uma visita inesperada na manhã desta terça-feira, 27. O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, esteve vistoriando a unidade de saúde para verificar de forma real a situação do local que atende cerca de 10 mil usuários por mês. Acompanhado do secretário-adjunto, Antônio de Pádua, e da assessora da SMS Nadja Tenório Martins, Nonô percorreu blocos e corredores, ouvindo servidores e usuários sobre a situação do equipamento.
Esta surpresa não irá se resumir apenas ao PAM, o secretário deixou claro que outras visitas sem prévio agendamento serão realizadas. “A atuação do secretário vai além do gabinete. Eu estou fazendo visitas sem aviso prévio às unidades de saúde”, destacou Nonô.
A visita começou pela sede do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e percorreu as alas do PAM, questionando e conversando sobre demandas, serviços e disponibilidade de insumos e profissionais. Nonô salientou a importância do PAM pela abrangência de usuários da capital e interior, cobrou a apresentação da escala de médicos durante a greve e enfatizou que a meta é buscar entendimento com as categorias.
Segundo ele, a pasta impõe inúmeros desafios, mas a meta é trabalhar para resolver. “Vamos eleger prioridades. A minha é colocar médicos e enfermeiros atuando e medicamentos não só no PAM, mas nas unidades de saúde como um todo. A partir daí, boa parte dos problemas avançam para a solução. A gente quer ver uma prestação de serviço muito melhor do que é feita”, assegurou.
Para o diretor administrativo do PAM, César Oliveira, a visita é relevante para que o secretário conheça a realidade da unidade de saúde. “Eu acho valiosa e muito boa. É um bom início e estamos aqui para servir à população e auxiliar o secretário no que precisar”, informou.
Os usuários também aprovaram a medida. Maria Silvania da Silva Santos acompanhava a neta de dois meses de idade na consulta e afirmou estar surpresa com a visita do gestor. “É importante ele vir conhecer como está a situação não só do PAM, mas da saúde. Para a gente, como cidadão, isso é muito importante”, destacou a usuária.
Esta não é a primeira vez que Nonô realiza este tipo de ação. Na última semana, o secretário visitou a Unidade de Saúde da Família da Pitanguinha com o mesmo objetivo. “Há dificuldades a serem superadas, mas também constatamos servidores dispostos e com vontade de trabalhar. A eles, dirigimos um apelo: continuem assim”, comentou o secretário.
*Com Secom Maceió