O Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), haverá vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos, no Shopping Pátio e Maceió Shopping, das 10 às 22h. A meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% do público-alvo, mas até agora só foram vacinadas 27, 90% das 25 mil garotas na faixa etária recomendada.

Durante a semana, a vacinação permanece nos shoppings citados das 13 às 21h e nas unidades de saúde durante o horário de funcionamento de cada uma delas. Até o dia 10 de novembro também acontecerá à vacinação do HPV nas escolas públicas e particulares de Maceió.

Segundo a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim, a vacina previne infecções dos tipos virais e consequentemente o câncer de colo de útero, reduzindo a carga da doença. “A vacina contra o HPV é indicada para pessoas que nunca tiveram contato com a doença, sendo destinada exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito nas infecções pré-existentes”, explica.

Os índices de imunização da campanha da 1ª dose em março atingiram o percentual de 44,95% de um total de 80%. Por isso, a SMS faz um chamamento para aqueles que ainda não garantiram a imunização, lembrando que a vacina é importante para a prevenção do câncer de colo de útero e infecções virais.

Esquema vacinal

As meninas devem tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose, seis meses após a primeira. Devem comparecer com o cartão de vacinação meninas de 09 até 13 anos. O recomendado são três doses (a segunda seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a segunda). A vacina é gratuita para todas as meninas entre 09 e 13 anos porque tem uma eficácia de 100% quando é administrada antes do primeiro contato íntimo.

As garotas que ainda não receberam a primeira dose da vacina HPV devem ser vacinadas conforme o esquema. Já as meninas que já receberam as duas doses da vacina não devem ser vacinadas e sim aguardar o prazo para a terceira dose que está no cartão de vacina