Os doadores voluntários de sangue agora contam com uma eficaz ferramenta para agilizar o agendamento das coletas. Nesta segunda-feira (19), foi lançado o Doe Mais. O aplicativo é uma ferramenta que irá possibilitar o agendamento via celular.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, qualquer alagoano poderá marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas”.

Desenvolvido pelos estudantes do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Nilton Barros e Ernandi Silva, o aplicativo foi financiado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), é gratuito para celulares com android e pode ser baixado pela plataforma Google Play.

“A ciência e a tecnologia só têm ressonância na sociedade quando geram contribuições concretas. Por isso, o Doe Mais cumpre este papel, possibilitando que a saúde, por meio do Hemoal, acompanhe o avanço tecnológico”, salientou o titular da Secti, Pablo Viana.

 Opinião compartilhada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que ressaltou a importância de mais esta ação inovadora para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 “Como professora universitária fico feliz em saber que os estudantes do Ifal compreenderam a importância da doação de sangue e disponibilizaram a ciência e a tecnologia em benefício da saúde pública”, evidenciou.

 Critério para Doação

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade, é necessário estarem acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

 O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.

 “No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. E para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

*Com Agência Alagoas