O Instituto Raízes de Áfricas participou, como membro da  Comissão Mista Organizadora das Atividades do Dia da Consciência Negra, na manhã desta sexta-feira (16), de reunião para discutir a programação do  20 de novembro, quando se dá a  celebração do  Dia Nacional da Consciência Negra.

Coordenada pela  secretária de estado da Cultura, Mellina Freitas, a reunião  contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e demais representantes de órgãos e entidades civis que compõem o comitê encarregado.

Na pauta da reunião estiveram presentes, dentre outros temas, a urgente necessidade de um planejamento estratégico, para o desenvolvimento das ações ao longo do ano, como também, questões relativas a Serra da Barriga.

Segundo a Secretária de Cultura  o intuito  inicial é de  convocar e mobilizar   os grupos, coletivos, organizações atuantes do movimento negro.

Ao ser facultada a palavra, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas falou sobre o atraso das providências, às vésperas de novembro, e reafirmou a importância da participação da representação dos moradores da Serra da Barriga, como também, de grupos negros com trabalhos expressivos no contexto, e a necessidade de ampliar a pauta para além dos assuntos restritos ao 20 de novembro.

Presente à reunião o deputado Paulão relatou das emendas propostas e perdidas para a construção do acesso à Serra da Barriga.e comparou os morador@s como  guardiões.

Ao ser perguntada sobre o processo de expulsão dos moradores, a  presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu ,garantiu que se empenharia em buscar uma melhor resolução afirmando ter recebido, em Brasília,  a Carta dos Moradores da Serra da Barriga, através da coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas,.

Durante  o encontro diversos assuntos foram abordados, entretanto,  o sentimento comum é que o combate ao racismo, em  Alagoas, berço sagrado da história negra, deve ser permanente, com  ações efetivas, como política de estado.

Fernanda Monteiro, do Juventude Negra Alagoana fez-se presente.

Novas reuniões acontecerão ao longo do mês de novembro.