O menino tem cinco anos não fala e  anda com muita dificuldade.

É filho temporão do pai, que já tem netos com a mesma idade.

A infância  do menino temporão não é brincadeira. As sequelas e dores ósseas terríveis sempre foram companheiras severas, além das muitas internações. 

O menino não verbaliza as palavras, como interprete das expressões gestuais, o pai percebeu quando o filho acariciava a barriga, demonstrando dores. Zeloso com o seu temporão, o pai, o medicou.

Entretanto o incomodo da criança persistia.  Logo após, o pequeno levou as mãos a nuca. O pai desconfiado  pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros..

Atendido e diagnosticado a criança  encontra-se internado, sem previsão de alta.

Aos 5 anos o menino foi vitima de um acidente vascular cerebral ou AVC e sua mobilidade está toda comprometida.

O menino só mexe os olhos e  condição de saúde é de  gravidade desesperadora.

O menino  negro nasceu com uma forma agressiva da doença falciforme e tem  lesões em quase todos os órgãos do corpo.

A Anemia Falciforme é uma doença prevalente da população negra.

A anemia Falciforme encurta as expectativas de vida do menino, que nunca  soltou pipa, nem marcou um gol nos campinhos de terra do bairro.

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Para  promover uma maior sobrevida,  o menino precisa de um  transplante de medula óssea, entretanto, antes tem que vencer as conseqüências do AVC.

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.

Não se pode negligenciar o poder devastador da  anemia falciforme.

A falta de informação sobre a ANEMIA FALCIFORME é tão grave quanto a doença.

É necessário criar uma campanha institucional permanente sobre essa patologia- socialmente invisível- para poder alertar a população   e desmistificar algumas questões. A informação certa e adequada é que  garante  qualidade de vida e avanço em melhoras.

O aconselhamento genético é imprescindível para a qualidade de vida das pessoas afetadas..  

Os familiares do menino de 5 anos manda recado em dizer que: O” Estado de Alagoas ainda não dispõe de políticas concretas para prestar atenção integral aos pacientes e seus familiares.”

Quem no seu governo dialoga sobre a saúde integral da população negra, governador, Renan Filho?