A Prefeitura em parceria com a empresa Alagoas Ambiental lançou nesta quinta-feira, pela manhã, um projeto que dará tratamento correto ao lixo produzido na Terra do Bagre. “Pilar está no caminho certo, estou muito feliz com essa parceria, pois o nosso município será o primeiro do interior alagoano a destinar com segurança todo o seu resíduo sólido. O CTR de Pilar dá uma grande contribuição ao meio ambiente, gera emprego, renda e desenvolvimento para a região”, disse o prefeito Carlos Alberto Canuto.
Há mais de três anos, o Brasil adotou uma política nacional de resíduos sólidos, por meio da Lei nº 12.035/2010. No entanto, apesar da norma, o descarte do lixo ainda é um desafio para a maior parte dos municípios, mas na cidade de Pilar isso já é realidade. Como contrapartida pela instalação em Pilar, a CTR passa a ser responsável pelo acondicionamento de todo o resíduo produzido pela cidade. Além disso, fará a recuperação da área onde hoje está instalado o lixão – sem custos. A mão de obra, cerca de 95% serão do próprio município
O destaque da CTR do Pilar é a tecnologia e a atenção ao meio ambiente. O projeto, segundo a engenheira de aterro Greice Carvalho, outra representante do grupo, atende aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. É uma alternativa para pôr fim aos lixões. A estrutura pode atender a 25 cidades da região metropolitana de Maceió e do Agreste. Segundo Greice Carvalho, a CTR receberá resíduos domiciliares e industriais.