A Defesa Civil de Penedo iniciou as investigações sobre o aquecimento anormal do solo e liberação de fumaça em duas residências, localizadas no bairro Santa Cecília. O órgão coletou amostras e vai apurar a origem do fenômeno, que ganhou repercussão após vídeo divulgado por moradores mostrando fumaça saindo do chão de uma das casas.
Comunicada sobre o caso na quinta-feira (3), a Prefeitura e a Defesa Civil formaram uma força-tarefa junto às secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura, Assistência Social. Equipes foram ao local, acompanhadas pelo Corpo de Bombeiros, que também deve fazer sua análise.
De acordo com a Defesa Civil de Penedo, o solo e parte das paredes de ambas as residências apresentavam aquecimento incomum. Um geólogo do município recolheu amostras de materiais para análise técnica. Além disso, um relatório completo está sendo elaborado e será encaminhado aos órgãos competentes para embasar medidas futuras.

Como medida preventiva, a área afetada foi imediatamente interditada e foi oferecido para as oito pessoas que residem nas duas casas a adesão ao aluguel social, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, garantindo abrigo digno e seguro até a completa resolução do caso.
Segundo os órgão envolvidos na força-tarefa, novas informações serão divulgadas à população assim que os laudos estiverem concluídos.
*com Prefeitura de Penedo