Sobre a remoção “pacífica” das muitas gentes pobres e pretas da Vila dos Pescadores, no bairro de Jaraguá, em Maceió,AL acontecida na manhã da quarta-feira,17/06, o jornalista Thiago Correia escreve:
Pescadores chegam na terra ( Vila dos Pescadores, no bairro de Jaraguá, em Maceió,AL, conhecida como Favela de Jaraguá) e se instalam. A partir daí, nasce Maceió.
A cidade cresce e vai empurrando os pescadores para a marginalidade social. A vila vira "favela" aos olhos da sociedade "desenvolvida". Vem a União e diz que a terra ali é dela. E começa uma longa batalha jurídica para provar que história não vale nada. Pescador é obrigado a morar em "casas verticais" que foram construídas e esquecidas pelo poder publico. "Favela" do mesmo jeito. Só que longe dos olhos dos turistas. Periferia pode. Lá eles ficarão bem, afirmam as autoridades que nunca fizeram nada no local a não ser construí-lo. E quem se negou a ir pra lá. A "favela vertical que está longe dos olhos da sociedade" agora tem uma opção. Dormir em escola inacabada. Um abrigo temporário. Também longe dos olhos dos turistas. Jaraguá esta desocupada... E agora me pergunto... Vitória de quem? O poder público abandonou o local ha anos. Deixou favelizar. Não prestava nenhum serviço na vila, seus moradores sempre foram deixados à própria sorte a iniciativa de heróis que desenvolviam projetos lá, e ao tráfico, que sempre soube ocupar muito bem os lugares que o Estado ignora.. O projeto proposto para transformar o local é interessante sim, mas o Alagoinha está abandonado até hoje, e ninguém faz nada. Isso nunca vai mudar. Vamos então aplicar a mesma lei as mansões que ficam na beira da praia?? Aos condomínios de luxo que rasgam mangues, vegetação marinha. Vamos derrubar as construções de luxo que também estão a beira mar????? A cada dia só uma certeza. Lugar de pobre é longe dos ricos.
Quanto mais longe.. Melhor!!!! #RIPviladospescadores
Fonte: https://www.facebook.com/thiagocorreiareporter