Cerca de 100 alun@s de três unidades escolares do complexo Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas - C.E.P.A: a Escola Estadual Moreira & Silva, Escola Princesa Isabel e Escola Estadual Professor Afrânio Lages participaram nos dias 22 e 25 de maio do XIX  Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo  e a Construção das Relações Humanas”, ocorrido no Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares.

A participação do alunado  foi organizada por  profissionais do Setor de Recursos Humanos, coordenado por Jefferson Palmeira, e da 13ª  Coordenadoria Regional de Educação (CRE), localizada no C.E.P.A.

Segundo, Jefferson Palmeira do setor de Recursos Humanos da SEE: “ É importante humanizar a educação e  que alun@s   conheçam mais sobre as culturas afro-brasileira, brasileira, além de trabalharem a questão do respeito e reconhecimento da importância dessa cultura” - declara.

Uma das participantes Maynara Silva, aluna do 3º ano médio do Moreira e Silva, que compôs a mesa de abertura do dia 22 de maio- declarou: “Sinto orgulho de ser negra e não acho certo essa história de racismo. Temos sim que  assumir o  orgulho da nossa cor.”

Thiago Nobre- aluno da Escola Princesa Isabel  que fez parte da mesa no dia 25 de maio afirmou que: “É preciso respeitar o direito das pessoas. Seja ela negra ou branca. Somos tod@s iguais.”

 

Sobre o Ígbà Émí Wà

A realização do XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo  e a Construção das Relações Humanas”, como formação continuada e  que trouxe a Alagoas a Consulesa da França, foi  uma  iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas contando com o apoio do  Governo do Estado de Alagoas,  Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Prefeitura.

O Ìgbá busca fazer conhecer, partilhar e ampliar  conhecimentos  criando  possibilidades e oportunidade para  construção de caminhos de superação das desigualdades raciais.