Em audiência – agendada pelo Instituto Raízes de Áfricas- ocorrida na manhã da segunda-feira, 25 de maio- Dia de África, a Consulesa da França, em São Paulo, Alexandra Loras encontrou-se com o governador de Alagoas, Renan Filho em uma conversa sobre diversos sobre ações afirmativas, políticas publicas e sustentabilidade estrutural, no Palácio República dos Palmares-sede do governo.
A audiência fez parte de um cronograma de viagem da Consulesa a Alagoas, que no domingo conheceu o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, União dos Palmares, Alagoas.
Convidada pelo Instituto Raízes de Áfricas, Alexandra veio em missão cultural ministrar palestra no XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo e a Construção das Relações Humanas”, ocorrido nos dias 22 e 25 de maio.
No final da audiência, a diplomata presenteou o governador Renan Filho, com a síntese da Coleção História Geral da África e um exemplar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Sobre a Coleção História Geral da África.
A síntese da Coleção História Geral da África, em dois volumes é parte do conjunto de materiais e tem por objetivo propiciar aos professores e alunos, e às pessoas de modo geral, um conjunto de conhecimentos e informações sobre o continente africano, os quais podem abrir novas possibilidades de tratamento de questões que atravessam seu cotidiano no interior da escola.
Os dois volumes com textos sintéticos e objetivos, para permitir uma visão tanto da riqueza das contribuições dos povos africanos para a humanidade quanto do seu impacto na constituição da sociedade brasileira e, também, em resposta às reivindicações de mudanças expressas pela Lei no 10.639/2003 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
A síntese possibilita, também, uma primeira aproximação ao conjunto de conhecimentos presentes na História Geral da África, obra de referência, a qual poderá ser consultada por aqueles que queiram se aprofundar em aspectos e temas específicos.
Acompanharam a audiência, o Secretário do Gabinete Civil Fábio Farias, que conduzirá a construção da pauta de trabalho, e o Secretário de Estado da Comunicação Enio Lins da Comunicação, apoiador direto na construção do XIX Seminário Afro Alagoano Ígbà Émí Wà: “O Cotidiano do Racismo Contemporâneo e a Construção das Relações Humanas”
Pela amplitude e importância da ação, o Instituto Raízes de Áfricas, indicou o nome da presidenta do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Valdice Gomes, para participar da audiência.