Bodega do Sertão comemora 10 anos de cultura e culinária nordestina

19/05/2015 17:18 - Maceió
Por Assessoria

Neste mês, o restaurante alagoano Bodega do Sertão completa seu décimo aniversário e presenteia seus clientes com uma semana repleta de cultura, festa e excelente culinária nordestina. A comemoração deste ano vem em formato de festival, entre os dias 17 e 23 de maio, intitulado “10 Anos de Bodega – Uma semana de cultura viva na Bodega do Sertão”, que tem programado o melhor da cultura nordestina para o público. As festividades acontecerão no próprio estabelecimento, que prepara pratos saborosos da cozinha sertaneja para receber seus convidados, além de muito forro pé de serra, maracatu, apresentação da quadrilha Luar do Sertão e muito mais.

“O Festival é muito mais do que comemorar os 10 anos de Bodega do Sertão, é uma maneira de presentear o povo alagoano e quem nos visita com a verdadeira essência do ”ser nordestino”, é enfatizar o orgulho que temos da nossa cultura, nossas raízes, principalmente a cultura alagoana”, afirma o empresário Nado Freire sobre a importância do resgaste da tradição nordestina.

A Bodega

Fundada em 2005 na cidade de Maceió pelos empreendedores Nado Freire e sua esposa Francineide, a casa possui uma trajetória de qualidade e reconhecimento nacional pelos turistas e moradores de todo o Estado, tornando-se ponto de referência para quem gosta de apreciar boa comida e iguarias do Sertão em um ambiente aconchegante e regional.

Desde sua inauguração, o restaurante ganha destaque por sua riqueza de detalhes que remetem à vida e costumes do povo sertanejo. Arquitetura rústica, peças e ornamentos narram a história do Sertão nordestino. A comida simples, porém inovadora, regional e de toque caseiro conquista quem frequenta, transformando a Bodega do Sertão em parado obrigatória para quem vem à cidade.

Além do aspecto rústico com paredes de taipas, cortinas de chita e adereços que reconstroem as casas e comércios do Sertão, a equipe de atendentes se vestem a caráter. Vestidos bordados e coloridos, camisa xadrez e calças trabalhadas com retalho, dando os retoques finais que harmonizam o ambiente da casa.

No cardápio é possível encontrar os pratos típicos do nordeste como o sarapatel, a buchada, a macaxeira e o tradicional baião de dois. A carne de sol com nata, o arroz de queijo coalho derretido, o rubacão e o guisado de carneiro estão entre as variedades da culinária sertaneja.

Uma curiosidade do estabelecimento é o Bule construído em parte da fachada do prédio, que chama atenção pelo tamanho, visto que é o maior das Américas, e se tornou um atrativo à parte para os visitantes.

Para Freire, o motivo do sucesso do empreendimento, que rendeu diversas premiações, se deve ao carinho e constante busca por inovar sem deixar de lado as raízes de sua terra. “Essa conquista é mérito de todos que fazem parte dessa empresa, desde nosso atendimento e recepção, até nossas comidas, feitas com todo amor e dedicação. Eu e Francineide, junto a nosso filho Rodolfo, acompanhamos cuidadosamente cada detalhe para que tudo seja perfeito”, conta o empresário.

Premiações

As premiações ao longo desses 10 anos revelam o papel importante e de destaque conquistado pela Bodega. Entre os prêmios estão o ‘Troféu Lagoa Mar’, premiação ‘Revista Veja Comer e Beber’ como melhor comida sertaneja, ‘Prêmio Espia’ como melhor Restaurante de comida regional e certificado de excelência pelo TripAdvisor. O restaurante foi considerado ainda como uma das 100 melhores empresas do Brasil pela Revista Brasileira de Empreendedorismo, além de conquistar o ‘Prêmio Selma Bandeira – Gastronomia’ e, recentemente, venceu o ‘Festival Bar em Bar 2014’ com o inovador Funí.

“Todo o reconhecimento do nosso público e premiações como essas nos incentivam a manter sempre esse clima agradável e buscar melhorar e inovar, sem perder o melhor da tradição Nordestina. Assim, o Festival será realizado para agradecer por este carinho e reviver no coração do povo o orgulho de sermos alagoanos. O evento é mais um meio de manter sempre viva e pulsante a cultura nordestina, presente na raiz e no dia a dia de milhões de brasileiros”, comenta Nado.

Programação do Festival

Domingo 17/05: Banda da Polícia Militar / Maracatu / Zabumba (às 9h, na Rua Fechada)

Segunda 18/05: Mamulengo / Trio Pé de Serra / Pífano

Terça 19/05: Pastoril / Trio Pé de Serra / Pífano

Quarta 20/05: Noite de Poesias / Trio Pé de Serra / Pífano

Quinta 21/05: Quadrilha Luar do Sertão / Trio Pé de Serra / Pífano

Sexta 22/05: Guerreiro / Trio Pé de Serra / Pífano

Sábado 23/05: Coretfal / Trio Pé de Serra / Pífano

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..