Viçosa, num clima de manobra!
Uma manobra comandada pelo presidente da Câmara, Sidney Vilela resultou na última quinta-feira, na ausência de todos os nove vereadores que mantém a base de sustentação de apoio ao prefeito afastado Flauber Filho, para a sessão ordinária que rigorosamente por Lei acontece todas as quintas-feiras das 16h às 18h. A vice-presidente da Casa, Micheline Fernandes e seu companheiro de bancada Jota Wanderley foram os únicos que compareceram. Só que a Câmara estava fechada, onde nem seus funcionários deram as caras. O município está sendo comandado pelo vice-prefeito Manoel Vilela, o “Vô” como é conhecido; ele que na eleição para governador do ano passado, foi “tapar buraco” do PSDB na qualidade de vice do então candidato Júlio César.
Viçosa – bronca
“Na falta do presidente, assume a vice; e seria uma sessão importante, esta de quinta-feira, pois no município o prefeito Flauber foi afastado por decisão judicial. Porém, tanto eu como o vereador Jota Wanderley, assinamos uma CEI, a fim de apurar justamente as irregularidades do prefeito, sobretudo na concessão de diárias, não somente do ano passado, mas de 2009 para cá, período em que ele vem conduzindo Viçosa” argumentou revoltada. Em Viçosa, Micheline é tida hoje como a “heroína” que tem peitado os desmandos da Prefeitura, numa ação de coragem que veio culminar agora com o afastamento do “Bé” como é conhecido o prefeito.
Piaçabuçu
“Piaçabuçu merece por parte dos governantes, uma atenção bem maior, focada num trabalho de grande estrutura inclinado para o turismo. Não se admite um município que detém um pacote de belezas naturais, como: a foz do Rio São Francisco e praia do Peba, sem falar nas riquezas culturais de seu povo, não ter um hotel de grande porte ou estrutura alguma para receber turista de toda parte do mundo”. O recado é do coronel reformado, Jairo Juviniano dos Santos em defesa de sua terra natal.
Santa Luiza do Norte
O badalado Festival dos Crustáceos criado em 1988 e que teve ao longo desse período apenas 10 edições, está com seus dias contados para retornar ao batente. É que seu idealizador, o ex-vereador Pedro Soares, o “Pedão” esteve esta semana com o prefeito João Pereira tratando desse assunto, além de outras reivindicações de interesse popular. “Tratamos verbalmente do nosso Festival, e o prefeito se mostrou bastante interessado em apoiar a nossa ideia”, disse Pedão, considerado pela mídia alagoana como o maior divulgador cultural de todos os tempos de seu município. Paralelo a função de servidor estadual, hoje Pedão leva uma vida de artista, dedicado seu tempo, fazendo poesias e cantando músicas românticas.
Pedão e João
Batalha
Todos os preparativos estão sendo tomados para a reabertura da Camila, lá em Batalha. A ação beneficiará cerca de 4 mil famílias de agricultores familiares que integram a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). A Codevasf é o órgão federal que acatou os projetos investindo em mais de R$ 16 milhões na aquisição de máquinas e equipamentos que fortalecerão a cadeia produtiva do leite em Alagoas. Há mais de seis anos, a Camila que foi erguida nos anos 70, teria falido ocasionando um grande problema social na região. Faliu nas mãos de seu então presidente, Avânio Feitosa, o “eterno” prefeito de Belo Monte, ele que já foi até presidente da AMA.