Conselho Nacional de Juventude discute Plano Juventude Viva, em Seminário Afro-Alagoano.

09/04/2015 21:12 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Aberto ao público, com entrada gratuita, o XVIII Seminário Afro Alagoano Ìgbà-Êwe: “Descendências e História Contemporânea dos Meninos Pretos” reúne pesquisador@s, estudios@s, parlamentares, militantes e ativistas que discutirão  temas ligados à  juventude, ao Plano Juventude Viva- implementado como projeto piloto, em Alagoas no ano de 2012,  e às diversas manifestações de violência em meio à sociedade.

O Seminário Afro acontece nos dias 17 e 18 de abril, em Maceió, AL e traz como uma das  palestrantes Tâmara Terso, Secretária-Executiva do Conselho Nacional de Juventude e, no Seminário representa a Secretaria Nacional da Juventude.

Em mesas redondas de conversas, a jornalista abordará os temas: “Precisamos conversar sobre ações e significados do  Plano Juventude Viva” e “Redução da Maioridade Penal: Vamos Conversar Sobre Isso?"

Natural da Bahia, a jovem comunicóloga  é oriunda do Movimento Negro da Bahia,  para ela as propostas de emenda à Constituição para diminuição da maioridade penal também devem ser acompanhadas com atenção. Segundo ela, o racismo contribui para uma construção social em que o jovem negro é visto como alvo pela polícia e tipificado como criminoso.

“A redução da maioridade aprofunda as desigualdades. Esse debate é feito de modo rasteiro pela Câmara dos Deputados. Eles tratam o efeito, mas não tratam a causa. Não fazem reparação histórica ao povo negro, mas propõem o encarceramento. Vários países que fizeram essa redução tiveram que voltar atrás porque os índices de violência não diminuíram”, explicou.

O Ìgbà-Êwe.

A realização do  XVIII Seminário Afro Alagoano Ìgbà-Êwe é  iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, Rede Desabafo Social e o Juventude Negra Independente de Alagoas , como um programa de formação continuada tem o objetivo de consolidar  diálogos  e construir  espaços de interlocução entre as  ações institucionalmente afirmativas  e os significados da sociedade civil.

O Ìgbà-Êwe, que na língua ioruba significa “encontro-criança-adolescente” conta com o apoio do Governo Federal, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

As inscrições para o Seminário podem ser feitas gratuitamente. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.

O Seminário acontece no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, localizada na Av. Fernandes Lima, bairro do Farol, das 09 às 18h. Com certificação de 16h, as vagas são limitadas.

Maiores  informações: (82)8827-3656/3231-4201

 

No facebook: https://www.facebook.com/events/416960955138674/

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..