A Prefeitura de Maceió deverá consolidar, neste ano, uma parceria em prol da construção de um Centro de Pesquisa para doenças raras e degenerativas. A iniciativa é de autoria do médico e portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Hemerson Casado Gama, e ganhou nessa semana apoio do prefeito Rui Palmeira, que solicitou um levantamento de áreas ou prédios municipais que possam abrigar o Centro.
A solicitação foi feita ao titular da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Reinaldo Braga, durante reunião realizada nessa segunda-feira (23) entre o prefeito, o médico e os vereadores Kelmann Vieira, Eduardo Canuto, Heloísa Helena e Luiz Carlos. O encontro com Rui Palmeira aconteceu após audiência pública realizada na Câmara de Maceió para discutir a ELA.
Durante a reunião, Rui ressaltou que a Prefeitura apoia a iniciativa em virtude dos benefícios aos portadores de doenças degenerativas e, sobretudo, por ter sido reivindicada por Hemerson Casado, a quem rendeu elogios pela luta em prol dos avanços na pesquisa e garantia de direitos. Segundo a proposta, o objetivo é construir e transformar o Centro em referência nas regiões Norte e Nordeste para pesquisa de doenças que causam alterações no funcionamento celular, a exemplo da ELA.
De acordo com Braga, técnicos da SMCCU já iniciaram o levantamento e em breve um relatório será apresentado à associação presidida por Hemerson Casado, que deverá avaliar os locais de acordo com as necessidades para a construção do Centro. Após a após a avaliação da equipe do médico quanto ao local, Braga explica que será encaminhado projeto à Câmara de Vereadores para, após aprovação, oficializar a doação da área.
“A Prefeitura está completamente engajada em apoiar este projeto importante, que vai beneficiar as pessoas mais carentes e, principalmente, abrirá portas para que as pesquisas em relação às doenças raras e degenerativas avancem. É uma grande iniciativa, com benefícios inúmeros, e nós não poderíamos deixar de nos empenhar em apoiá-la”, disse o titular da SMCCU.