Com o objetivo de esclarecer e alertar a população sobre os riscos e sintomas da tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta terça-feira (24), uma mobilização para intensificar o controle da doença em Maceió. As atividades se estenderão durante toda a semana e são alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira (26).
Ao longo da semana será realizada uma busca ativa de sintomáticos respiratórios no Abrigo São Francisco (Village), Abrigo Maria Júlia de Miranda (Farol) e Abrigo Amigo Leal (Tabuleiro do Martins). Nos locais, os agentes de saúde identificarão casos novos da doença. Os agentes realizarão, ainda, com a população ações educativas com a distribuição de panfletos, esclarecimento sobre a transmissão e exames que devem ser realizados.
De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose da SMS, Tatiana Almeida, o índice de abandono do tratamento no município é de 10%, um número ainda preocupante. “O índice ideal de abandono é de até 5%, então ainda temos um número alto em Maceió. Isso se deve porque o paciente já começa a se sentir melhor com dois meses de tratamento, que tem duração de seis meses. Então, interrompendo antes do tempo correto, esse paciente ganha uma grande resistência aos medicamentos e não fica curado completamente, podendo transmitir a doença para outras pessoas”, esclareceu.
Tatiana lembra ainda que tosse seca por mais de 15 dias pode ser sintoma de tuberculose e que os pacientes com suspeita da doença devem fazer o teste do escarro. “O diagnóstico e tratamento são feitos nas próprias unidades de saúde do município, já que a medicação não é vendida na rede particular e é fornecida pelo Ministério da Saúde. O acompanhamento é feito pelos profissionais com exames de escarro mensal e Raio X”, completa. A tuberculose é um problema de saúde pública e precisa de vigilância constante.
Epidemiologia
Só em 2014, foram identificados 499 casos novos de tuberculose. Além da busca de casos não diagnosticados e de pacientes que abandonaram o tratamento, a campanha visa realizar exames em indivíduos que tiveram contato com os pacientes contaminados. Também será realizada a quimioprofilaxia, tratamento para evitar que os contatos do paciente adoeçam , quebrando assim a cadeia de transmissão da tuberculose.