Durante reunião de trabalho, nesta sexta-feira, no Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), sob a coordenação do diretor Sival Clemente, técnicos e gestores da área de saúde, que compõem a 4ª Região de Saúde, concluíram o plano de ação das Redes de Atenção à Saúde para os municípios de Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto, Chã Preta, Atalaia, Cajueiro, Viçosa, Quebrangulo e Capela.
Como explica o secretário municipal de saúde de Capela, Alessandro Ramos, a discussão sobre o mapeamento do Plano Diretor de Regionalização para a 4ª Região de Saúde teve início há 15 dias, e foi concluído nesta sexta-feira, com o desenho das Redes de Atenção à Saúde.
Segundo ele, o projeto piloto elaborado por técnicos da Sesau, Cosems e dos municípios que compõem o Vale do Paraíba, tem como propósito o fortalecimento dos serviços de saúde. “Vamos ter uma nova rodada de discussão, em Capela, para a definição da pactuação dos municípios”, afirma Alessandro Ramos.
Para o secretário de saúde de Capela, outro ponto fundamental a ser definido é com relação quais os municípios passariam a ser referência na prestação de serviços nas áreas de obstetrícia, ortopedia, entre outros, da 4ª Região de Saúde. “A elaboração das estratégias visa essencialmente a melhoraria dos serviços oferecidos pelos nove municípios da região".
Nesta segunda-feira, 16, técnicos, gestores e diretores do Cosems vão entregar o Plano Piloto concluído à secretária de Estado da Saúde, Rozângela Wyszomirska, para análise geral e a formalização da pactuação dos serviços.