As metas conquistadas nos últimos anos possibilitou a Santa Casa de Misericórdia de Maceió ingressar como Associado Titular para a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) se colocando ao lado de grandes hospitais de referencia no país, como Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo e outros. 

A solenidade da entrega do título ocorreu nesta quinta-feira (26) e contou com a presença do presidente da Instituição, Francisco Balestrin Andrade, e o Conselheiro da entidade Francisco Eustácio. O hospital alagoano é a primeira Santa Casa do país com assento na instituição.

Durante a solenidade, o diretor administrativo Dácio Guimaraes demonstrou uma evolução da Santa Casa para conquistar os níveis de acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para integrar a Anahp, a Santa Casa chegou ao terceiro nível de Acreditação, atualmente dado somente a cinco hospitais em todo o país. 

Entre 2011 a 2014, o hospital gerou mais de 757 empregos no mercado alagoano, aumentou o número de leitos de 370 para 467, além de estabelecer a valorização dos funcionários e o incentivo no aumento da residência médica, reconhecido pelo Ministério da Educação. 

O provedor da Santa Casa, Humberto Gomes de Melo, ressaltou que integrar da Anaph sempre foi uma meta da diretoria da unidade e todo o processo para alcançar o nível 3 de Acreditação teve início em 2009, sendo agora um reconhecimento de um hospital de alagoas, um hospital filantrópico está entre os melhores hospitais do país.

Isso foi um trabalho árduo que todos nós podemos ver. É um sonho nesses 11 anos que iniciamos e recebemos o primeiro degrau dessa certificação em 2009 e continuamos trabalhando na busca da Acreditação e essa Acreditação é a segurança do paciente, muitas vidas foram salvas. A Santa Casa é um dos destaques hoje nos indicadores nacionais. Os índices de infecção hospitalar da Santa Casa atingiram 1,5% e que a média recomendada e reconhecida é de 3%. Então isso significa que milhares de vidas puderam ser salvas aqui”, afirmou Gomes.

A Anahp reúne atualmente 70 hospitais membros distribuídos em 14 estados e no Distrito Federal. Juntos representam 11,5% dos leitos privados no País, somando 14.770 leitos, e 25% dos hospitais Acreditados do País. Em seu último levantamento, as receitas dos hospitais associados à Anahp somavam nada menos que R$ 20 bilhões e totalizaram 20% das despesas assistenciais na saúde suplementar.

Balestrim destacou que a Santa Casa investiu na qualidade, colocando o hospital em uma referência no país ao oferecer com a característica as consultas particulares e também públicas.  “Um hospital que investe em qualidade, consequentemente ele economiza em outras áreas”, comentou o presidente na Anaph.

 “Os homens fazem a historia, mas homens para perenizar a historia fazem as instituições e as instituições perenizam a história”, afirmou Fernando Balestrin ao destacar o empenho dos gestores da Santa Casa para alcançar a Acreditação.