A Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm) retomou na tarde desta quinta-feira (26) os atendimentos às parturientes de risco. Os serviços da unidade de saúde foram transferidos para o Hospital do Açúcar, no bairro do Farol.

A ala onde está acomodada a Maternidade possui 16 leitos. Porém, “uma outra área já está sendo avaliada para que esse número de leitos seja ampliado”, informou a assessoria de imprensa da Mesm.

Apesar da mudança temporária de endereço, “a Santa Mônica continua atendendo as parturientes referenciadas pelo Complexo Regulador de Atendimentos (CORA)”, ressaltou a assessoria.

O atendimento às vítimas de violência sexual (VVS)  também foi transferido para o Hospital do Açúcar.  “O atendimento às vítimas é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por  psicólogas, assistentes sociais, médicos e enfermeiras seguindo alguns protocolos que incluem medicamentos, exames, vacinas, entre outros procedimentos”, destacou a assessoria da maternidade.

O atendimento acontece durante 24 horas. Após os exames , a continuidade do tratamento é feita no ambulatório da Santa Mônica, conforme o protocolo.

O caso

A Maternidade Santa Mônica foi interditada na quinta-feira (19), após uma série de problemas. Devido às fortes chuvas que caíram na capital à época infiltrações chegaram a tomar de água algumas enfermarias.

No dia seguinte, após uma queda de energia a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e toda a maternidade ficou às escuras o que impossibilitou os atendimentos ne veio a culminar com a interdição da unidade de saúde.